A 11ª edição da Mesa do Pacto Alegre reuniu, nesta quinta-feira (27), na sede da Unisinos em Porto Alegre, representantes de cerca de 100 instituições dos setores acadêmico, empresarial, governamental e da sociedade civil. Durante duas horas, o encontro apresentou o novo desenho estratégico da iniciativa, o andamento dos projetos prioritários e novas frentes que reforçam o protagonismo da inovação na Capital.
“Cada reunião é importante porque nos reconecta e reafirma essa lógica de união das forças da cidade. Mais uma vez conseguimos entregar todos os valores que buscamos: mostrar o que está sendo feito, o que está planejado e celebrar conquistas que nascem dessa grande aliança que o Pacto se tornou”, destacou o coordenador Luiz Carlos Pinto.
Na ocasião, o prefeito Sebastião Melo, membro da Mesa, recebeu, das mãos do consultor internacional Josep Piqué, do superintendente de Inovação e Desenvolvimento do Tecnopuc e da PUCRS e representante da universidade no Pacto Alegre, Jorge Audy, e do coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto, o Prêmio Triple Hélix City Awards, na categoria de grande cidades. A premiação foi conquistada no final de outubro, em Monterrey (México).
Outro destaque foi o lançamento do Selo Amigo da Inovação, reconhecimento criado pelo Pacto Alegre para celebrar instituições e lideranças que fortalecem a cultura inovadora da cidade. As primeiras homenagens foram entregues ao Grupo RBS, Grupo Bandeirantes e Jornal do Comércio, representantes da imprensa que integram a mesa, além de Daniela Lompa Nunes e Leonardo Gonçalves, Heads que encerraram seu ciclo na estrutura do Pacto.

“O Selo Amigo da Inovação é uma forma de reconhecer quem mantém o movimento vivo e colaborativo. Começamos pelos veículos de comunicação, essenciais para dar visibilidade às histórias de sucesso que construímos pelo Pacto, e ampliaremos esse reconhecimento para outros atores fundamentais ao avanço da inovação”, explicou o Head de Articulação e Comunicação, Ricardo Gomes.
O encontro também contou com a presença do consultor Santiago Uribe, que recebeu, na Câmara Municipal, o título de Cidadão de Porto Alegre.
“Reunimos entidades e pessoas-chave para continuar avançando pela inovação e manter nosso movimento ativo e disruptivo”, celebrou o superintendente de Inovação e Desenvolvimento do Tecnopuc e da PUCRS e representante da universidade no Pacto Alegre, Jorge Audy.
Nova estrutura
Durante a Mesa, foram anunciadas mudanças na equipe. O publicitário Ricardo Gomes, responsável pela comunicação nos últimos cinco anos, assumiu também a área de articulação. A professora e jornalista Sátira Machado, integrante do GTO do Pacto há dois anos, passa a atuar como Head de Impacto, conduzindo temas sociais e comunitários. Já a administradora Aline Prestes retorna ao Pacto para assumir como Head de Projetos.
“Essas mudanças chegam para somar. Agradecemos à HOC, à Unipampa e à Secretaria da Fazenda por possibilitarem a atuação desses profissionais, que trazem sua experiência para fortalecer o Pacto”, afirmou Luiz Carlos.
Balanço e novos projetos
Desde 2019, 52 projetos passaram pela Mesa, sendo 22 concluídos e 20 atualmente em execução. Entre as iniciativas detalhadas no encontro estiveram POA Sem Lixo, POA + Resiliente, Cidade das Startups, Centro+ e Territórios Inovadores.
O encontro também marcou a apresentação do Impacto Porto Alegre, 53º projeto do Pacto. A proposta, aprovada por cerca de 90% dos votantes, tem como foco estimular negócios e iniciativas de impacto, difundir essa cultura, celebrar agentes e projetos do setor, acolher novos atores do ecossistema e inspirar outras cidades a adotarem uma agenda semelhante.
A próxima Mesa do Pacto será realizada em março do próximo ano, durante o South Summit Brazil, e marcará os sete anos da iniciativa.

Sobre o Pacto Alegre
Criado pela Aliança para Inovação, o Pacto Alegre é um movimento voltado à articulação e execução de projetos transformadores para Porto Alegre. O objetivo é consolidar a cidade como polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo. A iniciativa promove o compartilhamento de recursos e parcerias entre atores da quádrupla hélice, poder público, universidades, sociedade civil e iniciativa privada, unindo forças em prol de uma agenda comum para o futuro da Capital.