Foi em março de 2019 que encontramos a fórmula que nos tornou referência enquanto ecossistema de inovação.
Há cinco anos iniciamos a plantação de um novo futuro para Porto Alegre, com a fundação do Pacto Alegre. Já tínhamos um solo fértil, devido às raízes profundas e poderosas da inovação na cidade, que remontam à virada do século. Mas foi em março de 2019 que encontramos a fórmula que nos tornou referência enquanto ecossistema de inovação e que tem atraído tantas delegações e visitantes do Brasil e do mundo buscando entender como geramos o momento positivo do nosso ecossistema.
A fórmula desse fertilizante se baseia na combinação de ingredientes fundamentais – a compreensão de que só podemos avançar se nos comportarmos como um ecossistema, com redução das barreiras institucionais e adoção de um relacionamento baseado na lógica da abundância, com cada ator se sentindo parte e responsável, em um processo coletivo, usando a inovação como elemento de transformação, com uma lógica de relações generosas e ágeis.
Só que dosar e ativar essa fórmula requer aposta conjunta na força do coletivo. Requer a redução de vaidades. Requer voltar a acreditar que podemos construir nossos futuros. Por isso, é imperativo agradecer às pessoas que acreditaram na ideia, às lideranças que emprestaram sua legitimidade e às centenas de voluntários e aos milhares de simpatizantes que entenderam que somente juntos teríamos força e agilidade para sermos relevantes.
Com esse fertilizante plantamos e vimos crescer sementes como o Instituto Caldeira, o projeto Territórios Inovadores e o próprio South Summit Brazil. Uma colheita fértil e poderosa. É justo comemorar a realização de tanto em pouco tempo, mas os desafios ainda a resolver são grandes e complexos.
Por isso, neste aniversário, além de celebrar, temos que reafirmar nosso propósito e reiterar o chamamento a cada pessoa e instituição da cidade para que reforce ou inicie sua participação no movimento.
Não por acaso, o Pacto Alegre foi fundado no aniversário da capital dos gaúchos – desde o primeiro momento a ideia foi presentear a cidade que abriga nossas vidas com um compromisso coletivo de fazê-la melhor. Uma plantação de futuros só pode ser adubada com amor, energia positiva e generosidade. O futuro se planta hoje!