Evento gratuito abordará o cenário de atuação de cientistas do sexo feminino neste momento de pandemia
A ciência é uma disciplina de cooperação, mas está sendo limitada por uma lacuna de gênero. Menos de 30% dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres. Os dados são da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura. E isso começa cedo. Apenas 30% de todas as meninas selecionam, no Ensino Superior, áreas relacionadas a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
O que precisamos fazer para reverter esse cenário? Como o aumento da diversidade na ciência pode ser um determinante para avançarmos nas descobertas e, consequentemente, nas aplicações que a partir delas podem chegar ao mercado? E como a Covid-19 está evidenciando isso? Por um lado, a pandemia está reforçando ao mundo o papel da ciência. É dela que virá a vacina contra o vírus. Muitas cientistas brasileiras estão envolvidas em projetos importantes globalmente.
Esses são alguns dos assuntos propostos para a primeira edição totalmente online do projeto Dito Efeito, com o episódio “Mulheres cientistas: Em pleno século 21, os preconceitos ainda freiam a ciência”, da série Protagonismo Feminino, que será realizado no dia 26 de agosto, quarta-feira, a partir das 18h30, com transmissão pelo Youtube.
Para compor o encontro, as convidadas Marcia Barbosa, feminista, considerada em 2020 pela ONU uma das mulheres que mudou o mundo com a ciência; Fernanda Checchinato, cientista e fundadora/CEO da Aya Tech; e Zélia Ludwig, cientista do Centro de Pesquisas em Materiais da UFJF. Como mediadora, Patricia Knebel, jornalista e colunista de tecnologia e inovação do Jornal do Comércio.
Esta é uma iniciativa do Pacto Alegre e idealizada por uMov.me.
Informações:
Projeto Dito Efeito/Pacto Alegre
Série: Protagonismo Feminino
Episódio: Mulheres cientistas: Em pleno século 21, os preconceitos ainda freiam a ciência
Quando: 26 de agosto, das 18h30 às 19h30
Inscrições e mais informações:
Conheça a iniciativa do Dito Efeito/Pacto Alegre:
Lançado em 26 de março de 2019, dia em que Porto Alegre comemorou 247 anos, o Pacto Alegre, iniciativa da Aliança para Inovação, apresentou um dos seus projetos transformadores para colocar a capital gaúcha no cenário da inovação: o Dito Efeito. O projeto é composto por inúmeros eventos gratuitos, que são cocriados entre centenas de pessoas, sobre temáticas relevantes para o desenvolvimento social, cultural e econômico. A iniciativa conta com embaixadores, curadores, articuladores, entidades setoriais, universidades e empresas que juntos promovem painéis abertos ao público com transmissão ao vivo, numa metodologia phygital.
Durante o ano de 2019, o Dito Efeito realizou 26 episódios, teve +400 cocriadores de conteúdo e +200 parcerias envolvidas, além de ter +1.8k participantes e +5k visualizações no YouTube.
Embaixadores e temas:
– A iniciativa tem como embaixadores o pró-reitor de Inovação da Unisinos, Alsones Balestrin, o superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb, os quais definiram os 11 temas do Dito Efeito:
– Liderança 4.0 | X-Tech | Protagonismo Feminino | Futuro do Trabalho | Inteligência Artificial | Design/Marketing | Histórias de Vida | Sucesso e Fracasso |Transformações Globais | Educação | Economia Criativa | Cultura e Artes – sendo essa uma série transversal realizada em paralelo aos eventos com acústicos, exposições de arte, lançamentos de livro e recitais, entre outros.
Curadores:
Para compor o grupo de cocriadores, o projeto conta com personalidades que são curadoras das séries acima mencionadas: Gustavo Borba, Cesar Paz, Jonatas Abbott, Monica Timm, Rafael Prikladnicki, Simone Stulp, Rafael Roesler, Patricia Knebel, Flávia Fiorin, Cristina Bonorino, Jane Tutikian, além de centenas de profissionais, empresas e entidades que estão apoiando na construção dos episódios.
Apoiadores:
O Dito Efeito foi idealizado pela uMov.me e conta com patrocínio da AWS, BRDigital, Coca-cola FEMSA Brasil, InfraTI, StartSe, SUCESU RS e VH Audiovisuais. Em parceria com PUCRS, Unisinos, UFRGS que somam esforços com diversas entidades e coletivos locais como AbradiRS, ABRH-RS, ADVB-RS, AGS (Associação Gaúcha de de Startups), AHK (Câmara Brasil-Alemã), Amcham Porto Alegre, Assespro, BS Project, CIEE, Conrerp-RS, ConexõesRS, FAPERGS, Farol Hub de Negócios, Founder Institute, Grow Plus, GUCIO.RS, Poa.Hub, Poa Inquieta, Pais do Coração, RGE (Rede Global de Empreendedorismo), Reginp, Sebrae, Seprorgs, SingularityU, Softsul, Ventiur, Wow e apoio das empresas Action, Grupo Amanhã, Baguete, Coletiva, Conta Pra Mim Filmes, Cris Ferronatto, Dinamize, Fábrica do Futuro, Fritsch Consulting, Intelichat, Jornal do Comércio, Merithu, Otimifica, Ondaweb, Postmetria, Wildtech.