GovTech Summit 2024 debate a transformação das cidades com “Governos Inteligentes”

Compartilhe:

O maior evento voltado a iniciativas GovTech e de transformação de governos do país está confirmado em Porto Alegre/RS, nos dias 19 e 20 de junho, na PUCRS.

“Governos Inteligentes” é o tema central da edição 2024 do GovTech Summit, o maior evento voltado a iniciativas GovTech e de transformação de governos do país, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre/RS. As inscrições já estão abertas pelo site (GovTechSummit.com.br). O propósito deste ano é debater como a tecnologia pode tornar a gestão governamental mais eficaz, transparente e focada no cidadão, além de apresentar cases globais, inovações e conectar decisores da administração pública a empreendedores de startups.

A Head do GovTech Summit, Téo Foresti Girardi, destaca que a transformação digital já é um assunto mais que necessário aos governos. “E há políticas que agilizam e qualificam o processo. Um bom exemplo é a nova lei de compras públicas, que facilita a aquisição de produtos e serviços das startups”, afirma. Téo, que é especialista e PhD em Design e Tecnologias, ainda completa: “a iniciativa deste evento nasceu aqui porque o Rio Grande do Sul é uma potência em inovação. De acordo com o Centro de Liderança Pública (CLP), foi considerado o estado com o maior número de empreendimentos inovadores em relação à população.

Foto: Cesar Lopes/ PMPA

O objetivo é evoluir ainda mais esse cenário no RS. Mas, sobretudo, qualificar e engajar gestores para que, em todo o Brasil, isso seja impulsionado. É uma urgência, já que não chega a 3% o índice de cidades que estão acelerando a transformação digital em nosso país, de acordo com o Mapa Digital elaborado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (2022)”, pontua Téo.

Em breve, a programação do GovTech Summit de 2024 será divulgada. Na primeira edição, realizada em 2023 também na Capital gaúcha, mais de mil pessoas circularam pelo evento, além de 44 palestrantes, 23 expositores, 60 municípios do RS e representantes de sete estados brasileiros.

Ingressos no site: GovTechSummit.com.br

O GovTech Summit

O GovTech Summit nasceu para conectar decisores do setor público a empreendedores de startups. Seu objetivo é impulsionar a transformação digital em governos, apresentando novas tecnologias e soluções que modernizem a prestação de serviços no setor público. O evento é uma das frentes do hub GovTech Lab, um projeto de transformação governamental. O evento, idealizado pela Moove – a primeira agência com o selo GovTech do Brasil, certificada pela BrazilLab – já conta com participações e apoios confirmados como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), BrazilLAB, Prefeitura de Porto Alegre, Governo do Estado do RS, SECOM do Governo Federal, Banrisul, SEBRAE, FIERGS e GRANPAL.

Saiba mais sobre o Pacto Alegre

Nossos canais de comunicação são uma fonte de informações sobre projetos transformadores, iniciativas inovadoras e parcerias estratégicas que visam impulsionar o desenvolvimento da nossa amada cidade.

Fique conectado com a gente nas redes sociais do Pacto Alegre e acompanhe de perto as novidades, eventos e projetos que estão moldando o futuro desta cidade incrível.

Juntos, podemos fazer parte dessa jornada de transformação e crescimento, contribuindo para a construção de uma Porto Alegre cada vez mais inovadora, atrativa e próspera para todos.

Movimento estabelecido há quatro anos na Capital gaúcha, o Pacto Alegre é formado por centenas de voluntários e dezenas de representantes institucionais da quádrupla hélice (universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada).

Leia mais: veja como funciona o Pacto Alegre

Entre alguns dos projetos mais conhecidos apoiados ou induzidos pelo Pacto Alegre se encontram: o Instituto Caldeira; a renovação do Quarto Distrito; a criação da marca e símbolo oficial de POA; a reinclusão da Capital no programa global Cidades Educadoras; o projeto Cidade das Startups e o projeto Territórios Inovadores.

Compartilhe:

Veja também