A atividade de aprofundamento em técnicas e conceitos essenciais para gestão de crises faz parte do projeto Comunicação Resiliente
O que fazer diante de uma catástrofe climática como a que o Rio Grande do Sul viveu em maio deste ano? No próximo dia 28, o Pacto Alegre e a Escola Hopeful de Educação em Desastres promoverão o “Bootcamp sobre desastres: fundamentos e tópicos avançados”. O evento, que faz parte do projeto Comunicação Resiliente, ocorrerá das 8h às 11h, no TECNOPUC.
O bootcamp é uma atividade imersiva e intensiva que apresentará fundamentos e tópicos avançados sobre desastres. Dividido em quatro seções, o curso proporcionará uma visão ampla sobre o tema:
- Seção 01: Definições e classificação dos desastres, incluindo a compreensão dos conceitos básicos e um estudo de casos.
- Seção 02: Arqueologia e história dos desastres, abordando desde a pré-história até a idade contemporânea.
- Seção 03: Economia, teologia, arte nos desastres, explorando o impacto destes sob diferentes perspectivas, como a teológica, artística e econômica.
- Seção 04: Desastres no contexto das mudanças climáticas, focando nos desafios atuais e futuros
A programação inclui atividades práticas baseadas em evidências científicas, que permitirão aos participantes desenvolverem habilidades essenciais para interpretar cenários complexos e criarem soluções inovadoras para desastres naturais, tecnológicos e de origem humana.
O evento contará com a liderança de Abner de Freitas, Mestre pela UFCSPA e mestrando na PUC-RS, cuja pesquisa foca na resiliência dos sistemas de saúde em desastres. Ele ainda é fundador da Hopeful, uma startup dedicada à educação em desastres, e coordenador do Programa Santa Maria Resiliente. Sua experiência inclui a coordenação do primeiro plano de contingência de Porto Alegre e atuações em diversos países da Europa e do Oriente Médio.
“Este bootcamp é uma excelente chance para aplicar e compartilhar as melhores práticas que adquirimos recentemente no Fórum Europeu de Proteção Civil, realizado em Bruxelas. A partir das inovações discutidas lá, queremos enriquecer nosso conhecimento local e trazer para nossa comunidade as soluções mais avançadas e eficazes para a gestão de desastres”, explica Freitas.
“No contexto do projeto Comunicação Resiliente, é muito importante que possamos transmitir essa mensagem de prevenção e gerenciamento aos desastres. Acima de tudo, o nosso objetivo neste caso é sobre conhecimento e informação para a sociedade”, completa Ricardo Gomes, head de comunicação do Pacto Alegre e articulador do projeto.