A 42ª Conferência Mundial da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação reuniu mais de 1.200 participantes de 97 países, entre especialistas, representantes de governos, parques tecnológicos, incubadoras e empresas de inovação de todo o mundo. O evento aconteceu entre os dias 15 e 19 de setembro, em Beijing, na China.
A delegação brasileira ganhou destaque na conferência com mais de 60 representantes, um número expressivo, ficando lado a lado com a Tailândia e se consolidando como uma das maiores presenças internacionais no evento. Estavam nesse grupo a secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto, o superintendente de Inovação e Desenvolvimento do Tecnopuc e da PUCRS e representante da universidade no Pacto Alegre, Jorge Audy, o professor e representante da UFRGS no Pacto Alegre, Marcelo Favaro, a gerente executiva do Tecnopuc, Flavia Fiorin, entre outras lideranças do ecossistema de inovação da cidade.
Pacto Alegre na IASP
Na manhã do dia 19 de setembro, o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto, participou do painel “Distritos de Inovação: orquestração e engajamento de stakeholders”. Na oportunidade, ele apresentou o case do Pacto e todo o trabalho que tem sido realizado na articulação da quádrupla hélice na capital dos gaúchos.

Outros destaques da IASP 2025
Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento do Tecnopuc e da PUCRS e representante da universidade no Pacto Alegre, compôs a delegação brasileira e participou ativamente da programação.
De acordo com o professor, a conferência foi marcada por “uma semana de muitas conexões e potenciais colaborações globais entre nossos parques e parceiros internacionais”. Entre os principais resultados do evento, destaca-se a assinatura de um convênio de colaboração e softlanding entre o Tecnopuc e o TusPark, considerado o maior e mais importante parque tecnológico da China e da Ásia. O acordo foi firmado por Flavia Fiorin, diretora do Tecnopuc, e Herbert Chen, presidente do TusPark.
Além disso, o professor Jorge Audy também se despediu oficialmente de seu mandato como Diretor Tesoureiro no Executive Board da IASP, encerrando um ciclo de seis anos de atuação na diretoria internacional da entidade.
Leia também a repercussão da notícia no Jornal do Comércio
Sob o tema “Procurando a Excelência: Clusters de Inovação Impulsionando o Desenvolvimento de Alta Qualidade”, a IASP 2025 foi realizada no Centro Nacional de Convenções, com sede secundária no Parque de Ciências da Vida de Zhongguancun, no distrito de Changping. A conferência contou com sessões plenárias, fóruns paralelos, exposições, visitas técnico-culturais, além de atividades em cinco eixos temáticos que abordaram desde políticas públicas até o papel das tecnologias emergentes nos ecossistemas de inovação.
Para Audy, a IASP é uma plataforma essencial de visibilidade e cooperação internacional. “A IASP é nossa janela para o mundo, que nos conecta globalmente com os melhores parques, distritos e áreas de inovação internacionais.” A próxima edição da conferência mundial acontecerá em Cannes, na França, em 2026, e, em 2027, será sediada na Arábia Saudita.
Porto Alegre & inovação: saiba mais sobre o Pacto Alegre
Movimento estabelecido há quatro anos na Capital gaúcha, o Pacto Alegre é formado por centenas de voluntários e dezenas de representantes institucionais da quádrupla hélice (universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada).
Leia mais: veja como funciona o Pacto Alegre
Entre os projetos mais conhecidos apoiados ou induzidos pelo PACTO se encontram: o Instituto Caldeira; a renovação do Quarto Distrito; a criação da marca e símbolo oficial de POA; a reinclusão da Capital no programa global Cidades Educadoras; o projeto Cidade das Startups e o projeto Territórios Inovadores.