Territórios Inovadores vence Digital Transformation Awards 2025

Compartilhe:

O prêmio é um projeto do Instituto da Transformação Digital (ITD), organização sem fins lucrativos que promove a transformação digital e a inovação no Brasil e no mundo

O prêmio é um projeto do Instituto da Transformação Digital (ITD), organização sem fins lucrativos que promove a transformação digital e a inovação no Brasil e no mundo

 

O Territórios Inovadores venceu a categoria “Projeto Transformador” do Digital Transformation Awards 2025. Iniciativa do Pacto Alegre, impulsiona o empreendedorismo e a inovação em sete comunidades periféricas da Capital: Restinga, Mário Quintana, Ilhas, Bom Jesus, Cruzeiro, Vila Planetário e Morro da Cruz.

O prêmio foi concedido a partir da avaliação de uma comissão formada por 100 especialistas de várias áreas do conhecimento com renome internacional. Esse júri é composto por, no mínimo, um especialista de cada estado do Brasil e um representante de cada um dos 23 países dos cinco continentes que participam desta edição do prêmio. Na sequência, foi realizada uma votação para definir os vencedores. No total, o Territórios Inovadores recebeu 82 pontos.

Na avaliação de Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e um dos idealizadores do projeto, esta conquista mostra a relevância da inovação construída de forma colaborativa. “Fico muito feliz por mais este reconhecimento no Digital Transformation Awards 2025. Este prêmio reforça a importância do trabalho que está sendo realizado para a cidade e o nosso compromisso com os projetos e as ações do Pacto Alegre. Inovação de verdade requer transformação social, e o Territórios Inovadores leva essa missão no seu DNA”, comemora Audy.

Inovação in loco

Em cada uma das comunidades participantes do projeto, uma instituição local serve como referência e embaixadora junto à população. Na Vila Planetário, o Instituto Misturaí faz esse papel há pouco mais de um ano, quando iniciaram as atividades do Pacto Alegre no bairro. Desde então, já foram realizadas cartografia afetiva, gravação de podcast, entre outras programações relacionadas ao projeto.

Para Adriana Linhares Queiroz, gestora do Instituto Misturaí, a importância do Territórios Inovadores é o fato de ser “uma ferramenta de diálogo coletivo com a comunidade, promovendo o acesso gratuito à Internet, promovendo a inclusão social, gerando renda, qualificação, emprego e qualidade de vida,  assim fortalecendo a economia local”. 

Reconhecimento internacional

O Digital Transformation Awards 2025 é um projeto do Instituto da Transformação Digital (ITD), organização sem fins lucrativos que promove a transformação digital e a inovação no Brasil e no mundo, signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). O seu objetivo é promover pesquisa, inovação, conexões e parcerias institucionais que multipliquem o conhecimento e o desenvolvimento. 

Este é o primeiro ano em que a distinção ganha dimensão internacional e contempla dois segmentos: Pessoas e Organizações. Cada um deles conta com 25 categorias, celebrando talentos e projetos visionários dos quatro cantos do planeta. Ao todo, foram 1.347 indicações para todas as 50 categorias (25 profissionais, 25 organizacionais).

Na etapa de votação, o engajamento superou todas as expectativas da organização, com 356.725 votos, o maior número já registrado em uma premiação de transformação digital no Brasil. Esses resultados demonstram a consolidação do prêmio como uma vitrine global de iniciativas que unem tecnologia, propósito e impacto humano. A solenidade que coroou os protagonistas da inovação ocorreu em outubro, em Curitiba.

Sobre o Pacto Alegre

Fundado pela Aliança para Inovação, o Pacto Alegre é uma proposta de movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade. O objetivo é criar condições para que Porto Alegre se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo. O movimento prevê o compartilhamento de recursos e parcerias entre atores da quádrupla hélice, incluindo poder público, universidades, sociedade civil e iniciativa privada. A ideia é unir forças da cidade, de todos os segmentos, em prol de uma agenda comum.

Compartilhe:

Veja também

Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre a política de privacidade.