O movimento que já transformou Porto Alegre em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo quer contar com os moradores para melhorar a cidade ainda mais. Nesta quinta-feira, o Pacto Alegre retoma o modelo de reunião aberta, realizado em 2019, com objetivo de ouvir a comunidade. “O Pacto vem ajudando a fortalecer e desenvolver a Capital nos últimos quatro anos e nada mais justo que contar com as pessoas que mais conhecem a cidade para potencializar o movimento: quem vive aqui”, destaca o coordenador do Pacto Alegre Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.
Os onze projetos em andamento serão apresentados pelos facilitadores e o público vai ajudar a definir os próximos passos de cada um.
Conheça alguns projetos:
Três propostas são para potencializar a programação de lazer na Capital. ‘Rotas de POA’ já teve edições bem sucedidas, com a realização do Porto Cervejeiro – um roteiro por nove cervejarias artesanais da Capital que aconteceu em 2019. O objetivo agora é pensar novas rotas para o lazer na cidade. ‘Caminhos da Arte’ pretende ampliar a arte de rua na cidade e tem foco inicial no 4º Distrito. ‘Destino POA’ é uma mobilização para mostrar o potencial turístico, com estruturação de um plano de marketing para dar visibilidade às atrações que já existem e criar novas.
‘Territórios Inovadores‘ quer promover mais oportunidades, com a criação de Hubs de Inovação em áreas periféricas O projeto piloto será no Morro da Cruz, região que tem cerca de 35 mil habitantes com renda média de até 2,2 salários mínimos. O objetivo é fortalecer e desenvolver a comunidade através do empreendedorismo.
‘Cidade das Startups’ quer consolidar este posicionamento para Porto Alegre. Quando a cidade é reconhecida como uma referência de inovação, não apenas no Rio Grande do Sul, mas em todo país, o nosso ecossistema se torna um ambiente propício para alavancar o desenvolvimento da cidade e gerar mais renda.
Porto Alegre voltou para a Associação Internacional de Cidades Educadoras em 2021, graças a um esforço do Pacto Alegre em parceria com a Prefeitura. Desde então, este projeto, que tem o mesmo nome, passou a ser uma das prioridades no movimento. A participação permite a troca de experiências com outros mais de 500 municípios espalhados pelo mundo, disponibiliza formação, visitas e congressos internacionais. No mês passado, a cidade realizou a oficina de capacitação CHESI – Cidade, Humana, Eficiente, Sustentável e Inteligente, que busca a qualificação e construção coletiva deste conceito junto à população. Ao todo, 35 facilitadores do poder público, de organizações sociais, de instituições de ensino e da iniciativa privada são os responsáveis por desenvolver os 20 princípios mundiais das Cidades Educadoras.
– Os porta-vozes dos projetos estão à disposição para entrevistas prévias, chamando para o evento. Contamos com a credibilidade deste veículo de comunicação para ampliar o alcance do movimento que vem mudando Porto Alegre para melhor.(Esse trecho será enviado apenas para TVs ou rádios com potencial de entrevista que demande o porta-voz)
O quê? Reunião Aberta do Pacto Alegre
Quando? 16 de março, das 9h às 12h
Onde? 8º andar da Unisinos – Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 – Porto Alegre/RS
Inscrições gratuitas e podem ser feitas pelo bit.ly/pactoreuniao .
–
DADOS COMPLEMENTARES
- a cidade possui um ecossistema de inovação que conta grandes parques tecnológicos e mais de 1 mil startups;
- o Brasil é considerado o maior ecossistema da América Latina, sede de mais de 20 unicórnios, ou seja, empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão de dólares;
- o RS possui 15 parques tecnológicos e é um dos líderes da transição para a economia digital na América do Sul ;
- entre 2021 e 2022, foram investidos R$54 milhões em inovação, ciência e tecnologia no RS;
- o RS ficou em 1º lugar no ranking de inovação no país.