Em mais uma iniciativa para tornar Porto Alegre uma cidade ainda melhor de se viver, o Pacto Alegre contratou o antropólogo Santiago Uribe como consultor. O colombiano é um dos responsáveis por tirar Medellín do topo do ranking das cidades mais perigosas do mundo e se tornar referência em inovação. Ele passará uma semana na capital gaúcha, para pensar soluções de combate a violência, a partir de uma lógica de redução da desigualdade social, com foco em oferecer oportunidades para moradores de áreas periféricas. Uribe trabalhou por quase uma década com Nelson Mandela, na África do Sul.
Entre sábado e domingo, o antropólogo vai participar de uma imersão no Morro da Cruz. Área escolhida para o projeto piloto do Pacto Alegre, o Territórios Inovadores. O programa pretende criar hubs de inovação (como o Instituto Caldeira e o TecnoPuc) em regiões pobres da cidade. O Hub Formô fica em um prédio de 120m2, na Rua Ernesto Araújo e é um espaço para a instalação de startups, geração de empregos, oferta de serviços, entre outros. Um dos objetivos também é oferecer capacitações para o mercado de trabalho que estejam ligadas à tecnologia e à inovação. Por meio do projeto, a Procempa viabilizou a instalação de pontos de internet grátis no Morro da Cruz. O serviço foi concluído dia 7 de junho.
O local será cenário do “AcampaDentro”. Um evento onde representantes de comunidades de Porto Alegre e outras cidades da Região Metropolitana e da Serra vão trazer os problemas e discutir soluções, através de dinâmicas e rodas de conversas, com Uribe.