Por Pe. Sérgio Eduardo Mariucci – Reitor da Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS)
“Quem traz na pele essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida.” Este verso da canção do grande Milton Nascimento, homenageado pela Portela neste ano, expressa muito do que sonhamos para Porto Alegre enquanto Aliança para a Inovação. Nós temos essa estranha mania de ter fé na vida, de acreditar na capacidade de reconstrução – como atestam as iniciativas do período pós-enchentes – e de manter o foco em ações transformadoras.
Criada em 2018 pelos então reitores da UNISINOS, PUCRS e UFRGS, a Aliança para a Inovação é um arranjo colaborativo entre universidades e o poder público, voltado ao fortalecimento do ecossistema de inovação de Porto Alegre e região. Sete anos transcorridos, a Aliança ganha ainda mais força com a chegada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
O Pacto Alegre é um exemplo de ação concreta da Aliança. Durante as enchentes, assumiu um desafio extraordinário que transcendeu Porto Alegre, mobilizando esforços para apoiar comunidades e fortalecer a resiliência regional. Essa atuação reforça nosso compromisso com a inovação como ferramenta de transformação.
Manter esse modelo de cooperação – baseado no diálogo entre as universidades e delas com os entes públicos e a sociedade – exige uma gestão complexa, que demanda delicada sintonia e convergência de propósitos. Exatamente por isso, devemos celebrar: apesar das transições de liderança nas universidades e nos governos, a Aliança permanece firme. Nem a pandemia, nem as enchentes, nem as mudanças políticas desviaram nosso foco. Pelo contrário, seguimos mais convictos e fortalecidos em nossas ações.
A singularidade da Aliança para Inovação sinaliza para um horizonte de esperança, tanto para o ensino superior quanto para o crescimento sustentável do país, pois a participação ativa de universidades vigorosas no desenvolvimento do conhecimento é essencial para a consolidação de um ambiente de inovação dinâmico, resiliente e inclusivo. Nossa Aliança tem trabalhado para que as periferias também estejam integradas a essa rede de colaboração e, com força, garra e fé na vida, ajudem a construir uma Porto Alegre vibrante, internacionalmente atrativa, próspera para empreender e ótima para se viver.