Cidade das Startups encerra workshops sobre comunicação e tem nova articuladora

Compartilhe:

Cidade das Startups encerra workshops sobre comunicação e tem nova articuladora

Pesquisas mostram que Porto Alegre é, sim, uma excelente cidade para o desenvolvimento de startups. A Capital do Rio Grande do Sul figura entre as cinco mais promissoras para estas empresas na América Latina, segundo o Global Startup Ecosystem Report. Mas como podemos mostrar isso para os cidadãos, empreendedores e investidores? 

A partir desta provocação, o Pacto Alegre realizou três workshops, promovidos pelo projeto Cidade das Startups. Os dois primeiros encontros possibilitaram debates, reflexões e muitos insights, que levaram à apresentação de quatro propostas para fazer com que as pessoas conheçam o terreno fértil para a inovação que existe aqui. Os participantes realizaram pitchs de três minutos, durante o evento que ocorreu no Instituto Caldeira e cada grupo elaborou um projeto direcionado para um público específico. Confira:

Grupo 1: Com objetivo de trazer mais empreendedores e empreendedoras do Brasil e do mundo para abrirem negócios em Porto Alegre, eles criaram o portal Porto Alegre – A cidade das Startups. Você pode conferir o protótipo aqui!

Grupo 2: O foco é buscar investidores e investidoras para além das divisas gaúchas e das fronteiras brasileiras. Para isso, eles propuseram a realização de um evento anual focado neste público. 

Grupo 3: Aqui, a visão é trazer venture capital local, ou seja, de investidores e investidoras de Porto Alegre e do interior do Estado, através de uma campanha que mostre a relevância deles para a transformação da cidade, com o slogan “Porto Alegre é uma cidade que acontece”.

Grupo 4: A missão é apresentar a cidade das startups para os próprios cidadãos, por meio da campanha: “Qual o impacto da inovação na minha vida?”, que também conta com uma série de vídeos e áudios, gravada por entidades envolvidas na área de inovação.

As propostas foram avaliadas pelo consultor do Pacto Alegre Josep Piqué, pela Head de Estratégia Daniela Lompa Nunes, pela coordenadora do Living Lab Sabrina Xavier e pelo Head de Comunicação do movimento, Ricardo Gomes: “São excelentes projetos, que possibilitam melhorar a comunicação de Porto Alegre como Cidade das Startups. E o melhor: saímos com encaminhamentos de ações concretas que serão implementadas no site do Pacto até 2024, fortalecendo a ideia de que é um portal de geração de conteúdo para o desenvolvimento do nosso ecossistema”, destaca. As quatro propostas serão apresentadas, ainda, na Mesa do Pacto, que acontece no próximo dia 23 de novembro. 

Troca na articulação do projeto Cidade das Startups

A ocasião também marcou uma novidade no projeto do Pacto Alegre. Tiago de Abreu está de mudança para  Barcelona, onde vai atuar no Parque Tecnológico LaSalle Tecnova, para a construção de ecossistemas de inovação globais. Ele passa a função de articulador do Cidade das Startups para Sabrina Xavier. Formada em Direito, ela já participava de reuniões do movimento, é doutora em Contratos de Inovação e atua na área há mais de 30 anos. Atualmente, trabalha junto com o coordenador do Pacto, Luiz Carlos Pinto, no Gabinete de Inovação de Porto Alegre. “Minha expectativa é contribuir para colocar os projetos em andamento, para fazer com que a Capital seja, cada vez mais, uma cidade acolhedora para startups”, conta a nova articuladora.

Foto: Renata Lages

Compartilhe:

Veja também