Araújo Viana em vista aérea

Como funciona

Entenda a metodologia do Pacto Alegre

Voa POA®

Metodologia

A metodologia visa identificar desafios, discutir e acordar soluções possíveis, gerar projetos, promover transformação por meio de um compromisso coletivo com divisão de responsabilidades, combinação de forças, disponibilização dos melhores recursos e senso de urgência.

Presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos e um dos idealizadores do Projeto Barcelona @22, o espanhol Josep Piquè assessora o Pacto. Com a metodologia utilizada por Piquè, as instituições envolvidas visam criar mecanismos para conectar e construir uma rede de desafios que permita transformar Porto Alegre em uma referência mundial em inovação.

Com base no diagnóstico da cidade, tendo como horizonte a visão de futuro almejada, é a Mesa* quem define desafios a serem prioritariamente abordados, a partir dos eixos: social, econômico, urbano e governança. Desta combinação entre eixos e desafios emergem os projetos nos quais as instituições concentrarão esforços de articulação em prol da cidade.

 

*Mesa é um fórum para acordar os principais desafios e ideias capazes de realizar a transformação de Porto Alegre, e assim, garantir a tração dos projetos.

 

Eixos do Pacto Alegre

 

Ilustração dos quatro eixos do Pacto Alegre: social, urbano, econômico e governança