Pacto Alegre recebe doações de computadores do Banrisul para inclusão digital nos Territórios Inovadores da Capital

Compartilhe:

Entrega computadores Territórios Inovadores

Banrisul e Pão dos Pobres viabilizam a doação de 64 equipamentos para as regiões do Planetário, Cruzeiro, Bom Jesus e Mário Quintana. Veja mais!

O Projeto Territórios Inovadores, do Pacto Alegre, uma iniciativa que busca transformar Porto Alegre em um polo de inovação e empreendedorismo inclusivo, realizou a entrega oficial de 64 computadores doados pelo Banrisul e preparados pela instituição Pão dos Pobres para quatro comunidades da capital participantes do Projeto Territórios Inovadores. A ação é coordenada por Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do TECNOPUC e representante da Universidade no Pacto Alegre, e ocorreu nessa segunda-feira (21), às 17h, no Café Coworking do Tecnopuc.

Em 2023, uma pesquisa inédita realizada em Porto Alegre sobre empreendedorismo em cinco áreas periféricas da cidade — Morro da Cruz, Restinga, Vila Planetário, Bom Jesus e Vila Cruzeiro — revelou que 80% dos empreendedores utilizam a internet em seus negócios, mas apenas 22% tiveram acesso a cursos de gestão ou empreendedorismo, devido à falta de recursos, equipamentos adequados e acesso à Internet de qualidade. Com base nesses dados, o Projeto Territórios Inovadores se comprometeu a suprir essas necessidades, ampliando o acesso à informação e capacitação com o apoio de entidades parceiras e promovendo ações como a doação de computadores, com apoio do Sicredi e do Banrisul, e provendo acesso de qualidade e gratuito à Internet, com apoio da Procempa.

“Estamos felizes com mais esta etapa do Projeto TI, que integra o Pacto Alegre e teve sua primeira fase marcada pela doação de computadores para o Hub Formô, no Morro da Cruz. Agora, com a entrega dos computadores a essas quatro comunidades, com o apoio do Banrisul e Pão dos Pobres, seguimos firmes na execução do projeto, com os hubs locais da Misturaí, Calábria, ICEA-Malvina e CESMAR. Contamos também com o nosso consultor internacional de Medellín, Santiago Uribe, que nos apoia no desenvolvimento de uma metodologia de ação e escuta nas comunidades em pleno desenvolvimento”, afirma Audy.

Neste momento, as comunidades beneficiadas são: Vila Planetário, no Instituto Misturaí, que promove a inclusão social das periferias de Porto Alegre; Vila Cruzeiro, no ICEA-Malvina, que oferece atividades culturais e esportivas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; Bom Jesus, na Rede Calábria; e Mário Quintana, no Cesmar Marista, ambos oferecendo atividades socioassistenciais e educacionais. Todos os locais fazem parte do Territórios Inovadores e cada um receberá entre 14 e 18 computadores, que serão entregues diretamente no dia seguinte ao evento. Todas estas comunidade já foram atendidas com acesso gratuito à Internet, em pleno funcionamento.

O Banrisul, além de doar os equipamentos, desempenha um papel fundamental como sponsor de projetos do Pacto Alegre. Já o Pão dos Pobres, responsável pela preparação técnica dos computadores, garantiu que estivessem prontos para uso imediato.

“Espero que esse gesto contribua para a promoção de aptidões e crie oportunidades para as ações de empreendedorismo, criatividade e inovação em Porto Alegre. Tenho a convicção que a iniciativa ajudará no desenvolvimento de futuros talentos”, comenta o presidente do Banrisul, Fernando Lemos.

Sobre o Territórios Inovadores

O projeto Territórios Inovadores é desenvolvido pelo Pacto Alegre, no contexto da Aliança para Inovação de Porto, que reúne a UFRGS, a UNISINOS  e a PUCRS, que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da inovação e promover o desenvolvimento humano em sete comunidades da Capital (Morro da Cruz, Vila Planetário, Restinga, Mario Quintana, Bom Jesus, Ilhas e Vila Cruzeiro).

A ideia é articular com outros apoiadores em ações que estão na fase de desenvolvimento, com objetivo de qualificar estes ambientes de inovação nas comunidades, oferecendo acesso, conhecimento e infraestrutura adequada. Estes ambientes terão as ferramentas necessárias para que a comunidade possa se desenvolver profissionalmente.

Compartilhe:

Veja também