Com esse tema, o painel do Pacto Alegre no South Summit Brazil abriu a discussão sobre a interseção entre comunicação e inovação.
O bate papo reuniu o head de Comunicação da iniciativa, Ricardo Gomes, o gerente executivo de Jornalismo Digital do Grupo RBS, Rodrigo Muzell, e o editor-chefe do Jornal do Comércio, Guilherme Kolling.

A mediação ficou por conta da jornalista e apresentadora da Rádio BandNews, Bruna Suptitz.
A Importância da comunicação no contexto da inovação

Gomes destacou a importância da comunicação para o movimento que está completando seis anos de existência.
“O Pacto Alegre, em sua missão de desenvolver projetos transformadores, acredita que a comunicação é um elemento chave para o sucesso de qualquer ecossistema inovador” definiu.
Gomes também ressaltou o propósito de comunicação da iniciativa.
“Nossa função enquanto Pacto Alegre é difundir a informação de forma igualitária, fazendo com que chegue a todos os públicos e veículos”, destacou.

Já Muzell trouxe à tona a transformação digital no jornalismo e seu impacto na disseminação de ideias inovadoras, lembrando que há diferentes maneiras de abordar cada assunto e de despertar interesse em uma audiência diversa.
“Cada vez mais conseguimos, através da inteligência de dados, saber qual a melhor forma de chegar no público”, declarou.
A perspectiva das redações tradicionais foi um dos pontos da fala de Kolling, destacando que a comunicação é, sem dúvida, uma ponte para a inovação.
Ele também relembrou a importância da cobertura, por parte da imprensa, das ações do Pacto Alegre, colaborando para a inclusão de novos atores e para a legitimidade da iniciativa ao longo dos anos.

Os critérios para que um assunto se torne notícia foram uma das pautas provocadas pela mediadora Bruna durante o painel. Muzzel explicou que o ineditismo e a busca por algo que seja diferente do trivial são alguns dos critérios de noticiabilidade.
Kolling complementou que vê o tema apoiado em dois pilares, a agenda, ou seja, o que está acontecendo no momento, e o foco em informações exclusivas e novas.
“A notícia tem que ter relevância, mas também é preciso ter senso de oportunidade, sabendo o momento certo de divulgar”, comentou.
O papel da comunicação nos ecossistemas de inovação
Os speakers também abordaram a necessidade de uma comunicação integrada para fortalecer os ecossistemas de inovação.
“A comunicação não é um departamento isolado, ela faz parte do núcleo estratégico de inovação”, explicou Gomes.
Ele enfatizou que o diálogo constante entre os diferentes atores do ecossistema pode abrir portas para novas oportunidades e parcerias.

Sobre o Pacto Alegre
Movimento estabelecido em 2019 na capital gaúcha que tem como objetivo criar condições para que a cidade se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo.
O Pacto Alegre é formado por voluntários e por representantes institucionais da quádrupla hélice: universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada. A ideia é unir forças da cidade, de todos os segmentos, em prol de uma agenda comum.
Entre os projetos desenvolvidos estão Cidade das Startups, Cidade Educadora e Territórios Inovadores.