Foto: Eduardo Beleske/PMPA
A Prefeitura de Porto Alegre lançou o curso Gestor 4.0 com a finalidade de qualificar os servidores públicos para atuar como agentes de inovação da gestão municipal. A iniciativa é aprovada pelo Pacto pela Inovação de Porto Alegre – Pacto Alegre e faz parte do projeto Start.Gov, voltado à modernização da administração pública. O processo de inscrição e seleção vai até o dia 31 de julho e é exclusivo para funcionários da prefeitura. O formulário de inscrição está disponível para os servidores interessados. Em menos de 48 horas, houve mais de 100 inscritos. O curso desenvolverá diferentes habilidades e competências e abordará temas como cultura startup, métodos ágeis, blockchain e inteligência artificial. Envolverá também um bloco “mão na massa” para ideação e preparação de cinco protótipos inovadores.
Ao todo, 40 servidores públicos de diferentes secretarias serão envolvidos na execução das ações do Pacto Alegre e em projetos de modernização da gestão municipal. Eles receberão, ainda, acesso ao curso de futurismo “Friends of Tomorrow”, ministrado por Tiago Mattos. A expectativa é que, ao final da qualificação, os servidores tenham maior capacidade para atuar em diferentes cenários e com times mais enxutos. Espera-se, ainda, que consigam exercer a liderança e acelerar processos criativos, aderindo a tendências inovadoras na área pública e aumentando a capacidade de gerar soluções inovadoras.
“No mundo todo, as organizações estão se reinventando. Novas tecnologias tornam os processos produtivos cada vez mais ágeis e exigem que tenhamos capacidade de dar respostas rápidas. Agora, temos de trazer essa transformação para o setor. Vamos não só falar de inovação, mas também incorporar as competências necessárias para a prefeitura inovar no jeito de ser e fazer as coisas”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, cuja pasta é responsável por coordenar a iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG).
O curso Gestor 4.0 conta com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Unisinos, além da Aliança pela Inovação, Fábrica do Futuro e Aerolito. “Utilizando inovação, estamos conectando pessoas, ideias, projetos, ações e instituições com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da nossa cidade”, diz o coordenador de Inovação da SMDE Paulo Ardenghi.