Direto de Austin: 4 insights do SXSW

Compartilhe:

Silvio Bitencourt, professor da Unisinos e representante da Aliança para Inovação no Pacto Alegre, compartilha insights valiosos diretamente do SXSW, um dos maiores festivais de inovação do planeta. Leia mais!

O SXSW repercute no mundo e também aqui no Pacto Alegre! 

E tem membro do nosso GTO por lá. Silvio Bitencourt, professor da Unisinos e representante da Aliança para Inovação no Pacto Alegre, foi enviado a Austin, no Texas, para acompanhar o festival pelo Projeto de TS Startups, com financiamento da Fapergs.

 A partir do que ouviu e assistiu no evento, ele compartilha insights valiosos sobre transformações tecnológicas e sociais que já estão moldando o nosso futuro. Venha com a gente e saiba mais!

Sobre o SXSW

O SXSW (South by Southwest) é um dos maiores festivais de inovação, tecnologia e cultura do mundo. Realizado anualmente em Austin, Texas, o evento reúne profissionais de diversas áreas para discutir tendências e compartilhar conhecimentos. 

Em 2025, o SXSW a programação tende a ser ainda mais impactante, rica em temas como inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e cidades inteligentes.

Inovação e Empreendedorismo

O SXSW é um verdadeiro celeiro de ideias inovadoras. Startups de todo o mundo apresentam suas soluções disruptivas, enquanto investidores buscam as próximas grandes oportunidades. 

Palestras e workshops abordam desde a criação de novos negócios até estratégias para escalar empresas. É o lugar ideal para quem deseja estar na vanguarda do empreendedorismo global.

Sustentabilidade em Destaque

A sustentabilidade é um dos pilares do SXSW. O festival promove discussões sobre práticas sustentáveis e soluções ecológicas que podem ser implementadas em diversas indústrias. 

Desde energia renovável até economia circular, o evento destaca a importância de adotar práticas que preservem o meio ambiente e garantam um futuro mais verde.

Cidades Inteligentes

O futuro das cidades também é um tema central no SXSW. Painéis e exposições exploram como a tecnologia pode transformar os espaços urbanos, tornando-os mais eficientes, conectados e sustentáveis. 

Soluções de mobilidade urbana, infraestrutura inteligente e governança digital são apenas alguns dos tópicos abordados, mostrando como as cidades podem evoluir para atender melhor às necessidades de seus habitantes.

4 insights sobre o SXSW, por Silvio Bitencourt

A partir do que acompanhou no SXSW, o professor Silvio Bitencourt nos traz 4 insights sobre tendências que prometem transformar a forma como interagimos com o mundo.

Insight 1

Todos os anos, a MIT Technology Review monta uma lista das principais tecnologias revolucionárias que mudarão o mundo. Entre elas estão:

  • Pesquisa de IA Generativa: promete tornar mais simples e rápida a busca do que você precisa. Quando você digita uma consulta, um modelo de IA resume informações de muitas fontes online para retornar uma resposta única.
  • Robotaxis: os robotaxis concluíram anos de testes e agora estão se tornando disponíveis ao público. Em mais de uma dúzia de cidades do mundo, os motoristas podem convocar um quando quiserem.
  • Combustível de jato mais limpo: novos combustíveis feitos de óleo de cozinha usado, resíduos industriais ou até mesmo gases no ar podem ajudar a alimentar aviões sem combustíveis fósseis.
  • Medicamentos de prevenção do HIV de ação prolongada: um teste de um novo medicamento descobriu que quase 100% das mulheres e meninas tratadas estavam protegidas de adquirir infecções pelo HIV. O medicamento pode ajudar a acabar com a AIDS.
  • Aço verde: a primeira usina industrial de aço verde, que usa hidrogênio feito com energia renovável, está sendo construída pela Stegra, uma startup de US$7 bilhões que está programada para começar a operar no ano que vem no norte da Suécia.

Insight 2

Amy Webb, futurista e CEO do Future Today Strategy Group, falou do lançamento da 18ª edição do Tech Trends Report , do Future Today Institute, uma referência para empresas que buscam antecipar mudanças  e tomar decisões com embasamento profundo. 

Amy também apresentou uma análise baseada em dados sobre as tendências emergentes em tecnologia que devem estar em nosso radar em 2025.

Insight 3

Rishad Tobaccowala, escritor, palestrante e CGO do Publicis Groupe, alerta que mudanças sísmicas na forma de trabalho exigem adaptação. 

Tendências como autonomia, diversidade de locais de trabalho e novas dinâmicas de liderança são essenciais.

Insight 4

A inteligência artificial e a automação foram temas centrais da palestra de Scott Galloway, palestrante, autor, empreendedor e professor da Escola de Negócios Stern da Universidade de Nova York. 

Ele falou que embora haja preocupações com a substituição de empregos,essas tecnologias tendem a redirecionar talentos em vez de eliminá-los. 

Outro tema impactante de Galloway foi a “solidão”, classificando como a maior ameaça à sociedade americana. Ele destacou seu impacto na saúde mental e na economia, ressaltando que homens, em particular, tendem a se refugiar no mundo digital.

Considerações finais de Silvio Bitencourt

No SXSW tive a honra de obter uma cópia autografada de “Program or Be Programmed” de Douglas Rushkoff no SXSW Bookstore. Mas o que tornou esse momento ainda mais especial foi a dedicatória: “Thanks to teach me”. 

Para quem já assistiu a alguma palestra ou aula minha sobre o futuro da inovação, sabe o quanto admiro o trabalho de Rushkoff, especialmente sua obra “Team Human”.

Nela, Rushkoff argumenta que alcançamos nossos maiores feitos quando trabalhamos juntos – e que, no cenário atual, estamos cada vez mais fragmentados por infraestruturas que minam nossa capacidade de conexão. Educação, economia e tecnologia, em vez de nos impulsionarem, muitas vezes nos atomizam. Se quisermos reverter esse quadro, precisamos reafirmar nossa humanidade.

Já “Program or Be Programmed” traz um alerta essencial: no mundo digital, ou aprendemos a programar (no sentido mais amplo da palavra) ou seremos programados por aqueles que dominam a tecnologia. Essa nova edição, atualizada com um capítulo sobre os desafios únicos da IA, reforça a importância da alfabetização digital como ferramenta de autonomia e participação ativa no futuro da sociedade.

No contexto da inovação e do empreendedorismo, essas reflexões são mais relevantes do que nunca. Quem direciona a tecnologia hoje? Estamos no controle ou apenas seguimos as regras impostas? 

Acredito que, em um Parque Científico e Tecnológico como o Tecnosinos temos um papel fundamental em garantir que a tecnologia seja um meio de empoderamento humano – e não de alienação.

Sobre o Pacto Alegre

Movimento estabelecido a partir de 2019 na capital gaúcha, o Pacto Alegre é formado por voluntários e representantes institucionais da quádrupla hélice (universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada).

Leia mais: veja como funciona o Pacto Alegre

Entre os projetos mais conhecidos apoiados ou induzidos pelo PACTO se encontram: o Instituto Caldeira; a renovação do Quarto Distrito; a criação da marca e símbolo oficial de POA; a reinclusão da Capital no programa global Cidades Educadoras; o projeto Cidade das Startups e o projeto Territórios Inovadores.

 

Compartilhe:

Veja também