Por Liana Rigon, membro do GTO do Pacto Alegre, gestora da área de novos negócios da Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (Procempa)
Quando anunciamos o recém-lançado Programa de Inovação Aberta da Procempa, sabíamos que além de buscar soluções para problemas da cidade, também estávamos criando uma nova realidade para a companhia. Estamos construindo as bases para usufruir do que nosso ecossistema de inovação já oferece. Esse movimento não tem valor apenas para a Procempa.
Em Porto Alegre, superamos inúmeros desafios, apostando em um ambiente que era pouco provável há uma década atrás. South Summit e Instituto Caldeira, assim como movimentos periféricos como Territórios Inovadores, são exemplos de articulação do ecossistema e que já são parte da fotografia da cidade. Hoje, somos integrados e atuamos na lógica de todos ganharem. Os resultados dessas articulações mostram o quanto podemos ser ainda mais ambiciosos na eficiência de cada ator e no impacto para o cidadão.
Hoje, somos integrados e atuamos na lógica de todos ganharem
Por isso, o fortalecimento e a estruturação para um novo posicionamento da empresa pública de TI do município tem tanto valor. Precisamos agir com intencionalidade. No caso do Procempa OpenLab, isso significa não apenas buscar soluções para problemas locais, mas também preparar-se e posicionar-se como uma parceira de negócios para o ecossistema de startups, universidades e outros atores. Essa visão cria oportunidades tanto para a empresa quanto para o município, fortalecendo a imagem de Porto Alegre como um polo govtech, onde a tecnologia serve para resolver problemas reais da cidade.
Investir em inovação aberta é um ato de confiança no futuro. À medida que nos fortalecemos, aumentamos o poder do ecossistema. Os resultados surgirão no médio e longo prazo, e o valor da experiência e da maturidade adquirida ao longo do caminho é inestimável. E é com esse espírito que o Procempa OpenLab começa sua jornada, colocando a Procempa no caminho de empresas que estão prontas para se beneficiar de parcerias inovadoras, reduzindo o tempo de resposta, ampliando as fontes de receita e, principalmente, fortalecendo uma cultura que respira inovação.