Fala Território – Misturaí Vila Planetário #6

Compartilhe:

O sexto episódio do podcast “Fala Território” se concentra na Vila Planetário e na organização social Misturaí com as participações de Mara Nunes e Adriana Queiroz (Mana), mostrando como a colaboração e a inovação social estão transformando a região.

 A comunidade periférica central de Porto Alegre foi fundada há mais de 60 anos e foi a primeira a ser urbanizada por meio do Orçamento Participativo, há 32 anos. A vila abriga cerca de 360 pessoas em 90 casas

A organização social “Misturaí”  atua há quase 7 anos na vila, realizando trabalho social com crianças, jovens, adultos e pessoas em situação de rua para resgatar a autoestima e empoderar a comunidade. O trabalho se expandiu para outras comunidades, como a Chácara do Primeiro e a Ilha do Pavão.

Os principais desafios da comunidade são a falta de segurança, a proliferação de reciclagem em locais inadequados e a falta de políticas públicas efetivas. Um censo interno mostrou que a maioria dos moradores considera o tráfico de drogas e a drogadição os principais problemas. A comunidade também perdeu um espaço de lazer (a praça) que foi privatizado de forma indevida. 

A Misturaí reconhece o projeto do Pacto Alegre como importante, pois trouxe esperança e visibilidade para a comunidade. Foram realizadas oficinas e reuniões que ajudaram a identificar projetos estruturantes, como a recuperação da praça. Para os próximos 10 anos, a Vila Planetário é vista como uma comunidade segura, com acesso à educação, saúde e cultura, onde os jovens e crianças podem crescer com oportunidades. O desejo é que os parceiros continuem apoiando a comunidade para transformar os sonhos em realidade.

Sobre o “Fala, Território”

O podcast “Fala, Território” nasce do compromisso do Pacto Alegre de amplificar o protagonismo comunitário e promover a transformação social. Ele é um espaço de escuta e diálogo protagonizado pelas próprias comunidades envolvidas no Territórios Inovadores, um projeto que estimula o desenvolvimento de hubs de inovação em locais periféricos e estratégicos da capital gaúcha. Com episódios quinzenais, o programa é uma oportunidade de aprender com as histórias e construir, juntos, caminhos para o desenvolvimento local, fortalecendo o senso de pertencimento e criando pontes para a transformação social. A trilha sonora, a música “Lanceiras Negras”, composta por Cesar Paz e Flávio Medina, é uma homenagem poderosa às líderes comunitárias negras que inspiram o projeto.

Compartilhe:

Veja também

Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre a política de privacidade.