Fomentando os Futuros Talentos de POA: Pacto Alegre apoia projetos inovadores de estudantes universitários

Compartilhe:

A missão de transformar Porto Alegre em um polo global de inovação de classe mundial, com benefícios reais para a vida de seus habitantes, orienta desde o início os atores que fazem parte do PACTO ALEGRE. Para tanto, várias ações foram iniciadas desde 2019, buscando tornar nossa cidade um lugar melhor de se viver, mais interessante de se visitar e melhor para se empreender e inovar.

O PACTO ALEGRE se baseia na lógica da abundância. Enquanto a lógica da escassez promove uma visão de mundo egoísta, baseada no conceito de defesa do espaço próprio, no reforço das fronteiras institucionais e no “guardar para ter”, a mentalidade da abundância traz outro olhar: fundado no propósito comum, na visão ecossistêmica e na conexão e na troca. Essa visão parte do pressuposto de que há espaço para todos, e que, ao compartilhar seus talentos, todos os atores de um ecossistema abundante acabam tendo benefícios.

O exercício dessa nova mentalidade tem mobilizado dezenas de instituições e centenas de voluntários, pessoas apaixonadas e confiantes no potencial da capital gaúcha, que estão unindo esforços para vê-la prosperar. “No PACTO todos disponibilizam um pouco do que têm – especialmente conhecimento e tempo – em prol do desenvolvimento da nossa cidade”, destaca o coordenador do Pacto Alegre, Prof. Luiz Carlos Pinto.

Diversas ações impulsionadas pelo movimento já podem ser sentidas pelos porto-alegrenses: a criação do Instituto Caldeira, a alavancagem do Quarto Distrito como local turístico e atrativo para empreendedores da nova economia; o impulsionamento do empreendedorismo periférico, com a chegada da coalizão pelo impacto e a criação de Hubs de Inovação Sociais como o Formô; a elaboração da marca de POA, que presenteou o município com um identidade visual de alta qualidade, fruto de criação coletiva e com uso livre; o engajamento de múltiplos atores para desenvolvimento de projetos de alta repercussão como o Cidade Educadora, o Cidade das Startups e o POA 2020. “Fizemos entregas valiosas para a cidade e temos muito mais pela frente. Já podemos enxergar uma caminhada de sucesso e engajamento, mas nos deparamos sempre com o desafio de fazer ainda mais e de assegurar que o PACTO converse com as gerações mais jovens, que são o futuro da cidade”, relata o Head de Comunicação, Ricardo Gomes. 

Dessa preocupação com a conexão com o talento jovem da cidade surgiu o IdeAção. Essa é uma ação piloto do PACTO ALEGRE que se desdobra em várias iniciativas de relacionamento com estudantes universitários de diferentes instituições da cidade. A ideia é trazer os desafios do PACTO ALEGRE e da cidade para que sejam trabalhados em sala de aula. “O Pacto se desenvolve a partir da união inédita de três instituições de ensino superior: UFRGS, PUCRS e Unisinos, que, juntas, formam a ALIANÇA PELA INOVAÇÃO. Então, nada mais natural do que os ambientes universitários se constituam nesse espaço de encontro para que possamos conversar e engajar os futuros profissionais com a discussão e construção da cidade, desenvolvendo um senso de cidadania participativa e protagonista”, detalha Luiz Carlos.

Dentre as diversas iniciativas do IdeAção, uma envolve a FAMECOS – Escola de Comunicação, Artes e Design – da PUCRS. Com a parceria de alguns docentes foram apresentados aos alunos de comunicação e relações públicas os desafios e projetos atuais do PACTO ALEGRE, para que os mesmos se inspirassem e propusessem como poderiam contribuir. 

Uma das propostas que emergiu dessa interação foi a ARTE NO TECIDO, concebida por três alunas do curso de Relações Públicas da PUCRS, que busca gerar mercado para artesãos através costura: “Nossa proposta é destinada a todos os públicos das comunidades mais carentes de Porto Alegre, com foco em empregabilidade e valorização da habilidade e vocação que muitas pessoas têm de costurar, produzir roupas e outros itens decorativos”, detalha Gabriela Rodrigues, uma das criadoras.

A iniciativa proposta pelas estudantes, inspirada em ações já desenvolvidas no PACTO, acabou sendo apresentada e agraciada com dois prêmios regionais: o Set Universitário 2022, na categoria Inovação e Empreendedorismo em comunicação; e o ExpoCom Sul 2023, na categoria Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Projeto de Assessoria Cultural, na qual também concorrem na etapa nacional.

O resultado mais interessante nesse caso, todavia, é que o comprometimento do time ultrapassou as fronteiras da disciplina na qual o trabalho foi proposto. As estudantes de RP se mantiveram unidas para entender como transportar o conceito proposto em sala de aula para a prática, ou como tornar ideias em ação – essência da inovação.

Provocadas pela constatação das dificuldades que as pessoas apontavam para conseguir, de fato, colocar em prática o conceito proposto, as estudantes entenderam que seria fundamental viabilizar um espaço físico para que a iniciativa saísse do papel. Idealizaram, então, a CASA ROSA: “A ideia é criar um lugar moderno e de qualidade para que artistas locais, que não possuem acesso a materiais e a uma boa estrutura, tenham um ambiente adequado e estimulante para trabalhar”, completa Gabriela.

Atualmente, as jovens buscam investidores (pessoas físicas e empresas) que tenham interesse em apoiar o projeto e torná-lo realidade. “Uma das opções que estamos estudando é unir a iniciativa das gurias do IdeAção ao Hub Formô, que está envolvido com o Projeto Territórios Inovadores do PACTO ALEGRE. Entendemos que o conceito trazido por elas pode se constituir em um projeto estruturado dentro desse Hub de Inovação Periférica, capaz de gerar valor e impactar a vida de pessoas de baixa renda!”, aponta Ricardo.

“Muita gente conecta inovação à tecnologia. Mas, na verdade, a inovação é um espírito, uma forma de ver e atuar na realidade existente buscando transformações com impacto positivo. Todo projeto que busca uma forma diferente de fazer as coisas, gerando resultados mais produtivos ou melhorias socioambientais, que ajudem a superar uma dor ou desafio da nossa sociedade, pode ser considerado inovador! Essas alunas foram contaminadas por esse espírito de inovação que transforma vidas e agora passam a se somar às pessoas que vem se dedicando a contribuir para gerar mais qualidade de vida em Porto Alegre pela inovação. Esse é o espírito que queremos despertar nos nossos jovens com o IdeAção. Um espírito que está alinhado com o compromisso coletivo e compartilhado assumido por todas as entidades e voluntários que fazem o PACTO ALEGRE: trabalhar JUNTOS, de forma coordenada, por uma cidade melhor!”, conclui o Prof. Luiz Carlos.

Compartilhe:

Veja também