Inovação é desenvolvimento: Porto Alegre na rota dos grandes investimentos

Compartilhe:

Vicente Perrone – Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre / Artigo original para a Zero Hora

 

Porto Alegre, a capital do South Summit Brasil! Quando poderíamos imaginar, anos atrás, que nossa cidade seria a escolhida para sediar um evento internacional de inovação e tecnologia? Aquela pacata Porto Alegre, que burocratizava processos, exigia dezenas de documentos para um novo negócio, levando até 120 dias para abrir uma empresa, acordou para o desenvolvimento econômico e abriu as portas para grandes investimentos.

 

Nos próximos dias – 4 a 6 de maio – iremos receber um evento de grande magnitude, com empresários e lideranças dispostas a aportar bilhões em empresas brasileiras. Teremos aqui, pela primeira vez, mais de dez unicórnios – empresas que valem mais de US$ 1 bilhão. Será um encontro global em cinco palcos simultâneos e mais de 400 palestrantes. Estamos prestes a colocar Porto Alegre no mapa da inovação e na rota de venture capital.

 

Desde o princípio, apostamos no Cais Mauá como cenário pela sua representatividade: a revitalização de um local há décadas abandonado e desejado, o encontro com o Guaíba, e a proximidade do Centro Histórico. Temos uma Orla espetacular e o 4º Distrito que clama por inovação, um movimento que flui para que este encontro seja, sim, a pedra fundamental de uma nova cidade.

 

Sediar o South Summit Brasil é a concretização de um esforço coletivo do poder público e da iniciativa privada que, de maneira orgânica, acredita na inovação para transformar a Capital em uma nova cidade. Este encontro faz parte da nossa estratégia e posicionamento: ser central em um ecossistema de inovação, que apoia e fomenta o mercado, cria empregos de alta complexidade, retém talentos e prospecta um futuro de valor agregado gigantesco.

 

Estamos vivendo a era da Porto Alegre amiga do empreendedor, que cria oportunidades para que as empresas construam, que proporciona abertura de empresa em dez minutos, sem deixar de lado nosso papel essencial em zelar pela cidade. Inovação é desenvolvimento, empregos e rendas que refletem em toda a sociedade. É assim que queremos ser lembrados quando o evento acabar, uma cidade inserida, definitivamente, na rota dos grandes negócios13

Compartilhe:

Veja também