Maratona de inovação busca agilizar empreendedorismo em Porto Alegre

Compartilhe:

Começou, na noite desta sexta-feira, 13, o Hackathon Licenciamento Digital. Nos próximos dois dias, dezenas de jovens programadores trabalharão de forma incessante para encontrar soluções inovadoras capazes de facilitar a vida de quem deseja abrir uma empresa em Porto Alegre. Os autores da melhor ideia serão premiados com um valor de R$ 6 mil.

Realização conjunta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), do Pacto Alegre, do Agibank e do Sebrae/RS, o hackathon é uma verdadeira maratona de inovação. No caso do Licenciamento Digital, os programadores ficarão até domingo debruçados sobre o desafio de encontrar, na tecnologia, oportunidades de melhoria da jornada empreendedora em Porto Alegre. Os trabalhos entram madrugada adentro e contam com a facilitação da Cash Design. No domingo, a partir das 15h, as ideias serão apresentadas diante de uma banca avaliadora.

Presente na abertura da atividade, o secretário da SMDE, Eduardo Cidade, lembrou que, desde 2017, o tempo médio para obtenção de alvarás em Porto Alegre foi reduzido de 41 para 6 dias. “Agora, com essa grande maratona de inovação, confio em vocês para que a gente consiga agilizar ainda mais o empreendedorismo em Porto Alegre”, disse Cidade aos participantes.

Um dos desafios apresentados foi o de facilitar o acesso às informações necessárias para que o empreendedor saiba quais são as atividades permitidas em cada endereço de Porto Alegre. Hoje, esse tipo de consulta é feita de forma manual, mediante consulta à Sala do Empreendedor. “Nas próximas 38 horas, vocês terão o desafio de encontrar uma solução que nós, da Prefeitura, estamos buscando há muitos anos”, afirmou o diretor de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, Paulo Ardenghi.

 

Redação: Andreas Muller

Matéria Original: PMPA/Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

Foto: Ricardo Gomes

Compartilhe:

Veja também