Medidas de isolamento reduzem emissões de gases em 22% em Porto Alegre

Compartilhe:

Matéria original / Publicado por Ricardo Pont / Foto: Alina Souza-CP

As medidas de isolamento adotadas em razão do novo coronavírus tiveram impacto direto na qualidade do ar de Porto Alegre. Nos medidores instalados pelo Pacto Alegre em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a redução diagnosticada é de 22% nas emissões de gases poluentes, entre fevereiro e março.

De acordo com o coordenador do Pacto Alegre e diretor da Escola de Engenharia da Ufrgs, Luiz Carlos Pinto, a região que teve o maior impacto é a do bairro Restinga, no extremo Sul da cidade. Ele vincula a melhoria do ar diretamente à redução da atividade econômica.

De acordo com ele, a melhoria do ar pode impactar diretamente na redução de atendimentos na área da saúde, não apenas em casos ligados ao novo coronavírus.

Menos carros na cidade

Os índices menores de gases na atmosfera decorrem do menor número de veículos circulando na cidade. Pinto chama atenção de que a queda ocorreu em comparação a um mês tradicionalmente já com pouco movimento. “Fevereiro já registra menos carros na cidade porque muita gente está na praia”, observou.

Atualmente, Porto Alegre conta com cinco pontos com sensores de monitoramento do ar espalhados pela cidade. A proposta era de chegar a 50 até o fim do ano. Porém, em razão da paralisia na economia, Pinto admite que essa ampliação deve levar mais tempo.

Sem mudança no Dilúvio

O ar mais limpo não representou uma cidade mais limpa no todo, já que a produção de lixo segue bastante semelhante. Na barreira ecológica posicionada no Arroio Dilúvio foram recolhidos 195 sacos de lixo, até esta quarta-feira, registrando um total de aproximadamente 423 quilos.

O número é bastante próximo do registrado no mesmo período de março. Até o dia 20 do mês anterior, foram recolhidos 120 sacos de lixo no local, o que equivale a aproximadamente 468 quilos.

O que mais influencia no lixo recolhido na barreira são as chuvas, que trazem a carga de detritos acumulada em outros pontos do arroio. Enquanto em dias de sol são recolhidos cerca seis sacos, nos de chuva intensa é possível retirar até 30 sacos de resíduos do local.

Compartilhe:

Veja também