O pequeno trecho do 4º Distrito que vai ganhar quatro minipraças em Porto Alegre

Compartilhe:

Coluna do Paulo Germano – 20/8/2020 – Zero Hora

Uma quadra com ares de abandono, no antigo cinturão industrial de Porto Alegre, vai ganhar cara nova em plena pandemia.

É o trecho de 150 metros onde termina a Rua Conselheiro Camargo, no 4º Distrito: ele ficará pronto em setembro, com quatro minipraças que devem substituir o ambiente árido, hoje pouco convidativo, por áreas arborizadas de convívio.

– Esse projeto é o primeiro a sair do papel, mas queremos construir um método, um passo a passo, para poder replicar em outras ruas da região – diz o diretor de inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Renato Ardenghi.

Mas a ideia não partiu da prefeitura: veio do bar Agulha, situado no fim da rua. Após ouvir moradores e comerciantes do bairro – a equipe do Agulha distribuiu formulários pela vizinhança e incluiu perguntas na comanda do bar –, os sócios contrataram um escritório de urbanismo e apresentaram o projeto ao poder público.

– Nossa intenção é humanizar a rua, incentivar as pessoas a viverem a cidade. Também é uma provocação, porque muita gente conhece pouco a região – avalia Eduardo Titton, sócio do Agulha, temporariamente fechado em função da pandemia.

Funcionários da prefeitura já trabalham na instalação de bocas de lobo, troca de lâmpadas, nivelamento do piso e poda de árvores. Na sequência, virá o mobiliário: a Conselheiro Camargo vai receber bancos, lixeiras, bicicletários e floreiras nas quatro minipraças. Em resumo, vai ganhar vida.

Compartilhe:

Veja também