Pacto Alegre define projetos para inovação da gestão pública

Compartilhe:

Foto: Eduardo Beleske/PMPA

O Pacto Alegre definiu, nesta sexta-feira, 31, a agenda estratégica que será desenvolvida para transformar Porto Alegre em referência em inovação e qualidade de vida. O compromisso reúne 19 projetos elaborados em oficinas de ideação e cinco propostas, para melhorar a atuação da gestão pública. Entre elas, estão Saúde Digital, plataforma de compartilhamento de ações em saúde; o Instituto Caldeira, impulsionador de novos negócios; Formação de Agentes de Inovação, para criar ideias inovadoras; Educação Transformadora, que incentiva a tecnologia entre os jovens; e Diretrizes Urbanas Inovadoras, com foco na modernização do espaço público.

Desde o lançamento oficial, em 26 de março, a iniciativa mobilizou representantes de mais de 100 entidades para discutir e selecionar os projetos de seis macrodesafios: Talentos, Transformação Urbana, Ambiente de Negócios, Imagem da Cidade Inovadora, Qualidade de Vida e Modernização da Administração Pública. A gestão é da Aliança para Inovação, que envolve UFRGS, PUCRS e Unisinos, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre.

De acordo com o vice-prefeito Gustavo Paim, os projetos demonstram o esforço de todos os porto-alegrenses para superar obstáculos e avançar em tecnologia e inovação. “Ajudamos a criar um processo de inteligência e construção coletiva que inspira o crescimento de Porto Alegre”, afirma. Todo o processo, garante o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, uniu esforços da sociedade civil organizada em prol de uma agenda comum e do compartilhamento de recursos.

Para o secretário estadual da Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb, o modelo construído pelo pacto é inspirador a todo o Brasil. “A mensagem é positiva de que a capital gaúcha está se tornando referência em inovação e desenvolvimento”, ressalta.

Na avaliação dos representantes das universidades, o acordo simboliza um momento histórico. “Este grupo se responsabiliza ao trabalhar para que a cidade realmente cresça e inove”, diz o vice-reitor da Unisinos, Pedro Gilberto Gomes. “A aliança envolve toda a comunidade no grande desafio de transformação social”, acrescenta o reitor da UFRGS, Rui Oppermann. “Reunimos o máximo de lideranças possível, criando uma visão organizada de futuro”, conclui o representante da reitoria da PUCRS, Jorge Audy.

Espiral positiva

A aliança construída na Capital gera uma espiral positiva que vai impactar significativamente na qualidade de vida dos porto-alegrenses. Conforme o consultor espanhol e coordenador do Pacto, Josep Piqué, não se constrói um futuro melhor sem o trabalho conjunto do poder público, academia, iniciativa privada e sociedade. “O município deu uma demonstração concreta de que entende a importância de unir segmentos sociais para gerar inteligência coletiva”, enfatiza.

A divulgação e comunicação do Pacto Alegre e seus projetos contam com apoio de uma startup que surgiu do ecossistema da capital gaúcha. Por meio do aplicativo Sqed, uma nova geração de aplicativos de lembretes, listas e notas, é possível atrair mais pessoas à iniciativa porto-alegrense. “Ao compartilhar conteúdos do Pacto, levamos Porto Alegre para todos os cantos do mundo”, diz Luis Fernando Saraiva, um dos investidores da empresa. Além de inserir eventos e navegar por outros, é possível compartilhar sqeds para amigos e grupos. A plataforma está disponível na Apple Store e no Google Play.

Também participaram da reunião a secretária especial adjunta de Desenvolvimento Social, Neusa Kempfer, que representou o Ministério da Cidadania; o promotor de Justiça Márcio Bressani; secretários municipais e representantes das entidades que integram a Mesa.

Projetos aprovados

Imagem da Cidade

Modernização da Administração Pública

Educação e Talentos

Ambiente de Negócios

Transformação Urbana

Qualidade de Vida

Projetos Estratégicos

Compartilhe:

Veja também