Prefeitura e Pacto Alegre lançam nesta terça-feira edital para startups com foco no combate ao Covid-19

Compartilhe:

Matéria original do Jornal do Comércio
Matéria: Patricia Knebel / Foto: Marilia Castelly by Unsplash/Divulgação-JC

Foi lançado hoje (24) pela prefeitura de Porto Alegre e pelo Pacto Alegre o Start Health, um chamamento público para a busca de 10 startups com soluções inovadoras em saúde para combater o Covid-19. De empresas capazes de imprimir em 3D respiradores a uma que desenvolveu câmaras de containers para receber caminhoneiros, e que agora poderiam servir para abrigar pessoas infectadas ou médicos, todas as boas ideias serão analisadas.

As inscrições vão até 30 de março pelo site pactoalegre.poa.br/start.health. Depois deste período, serão 48 horas para a realização do processo seletivo. Para análise e seleção das soluções está sendo constituída uma banca de seleção composta por representantes do Pacto Alegre, da diretoria de Inovação e da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT) e da Secretaria Estadual de Saúde, além de Associação Gaúcha de Startups, Sebrae-RS, Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) e Founders Institute.

As empresas que possuírem produtos e soluções maduras para os desafios serão convocadas para teste imediato das soluções e contarão com a facilitação, mentoria e monitoramento. Serão destinados dois dias para essa fase do campo de testes, que será feito junto ao Laboratório de Criatividade do Tecnopuc (Crialab).

“Temos um ecossistema de classe mundial com ótimas universidades, empreendedores criativos e startups maduras. Acreditamos que por meio da inovação podemos dar suporte a esses agentes de saúde e ajudar a achatar a curva de contaminação”, explica o diretor de inovação da Prefeitura de Porto Alegre, Paulo Ardenghi.

O primeiro ciclo deve reunir até 10 Provas de Conceito (POCs) com as melhores soluções. A meta é buscar empresas com soluções prontas, que possam ser testas e já começar a serem disponibilizadas. “Não temos tempo, queremos poder usar imediatamente”, acrescenta. Segundo o gestor, não existe restrição quanto à localidade das startups, já que a ideia é atrair projetos de todo Brasil.

O superintendente de Desenvolvimento e Inovação da PUCRS e membro do Comitê Estratégico do Pacto Alegre, Jorge Audy, explica que o Start Health é um dos dois projetos prioritários do Pacto Alegre em relação a esse tema do Covid-19. “Temos a esperança que essa iniciativa vai ajudar a responder alguns dos desafios que vivemos nesse momento a partir de soluções já desenvolvidas e capazes de serem aplicadas imediatamente”, comenta. A outra iniciativa fortemente apoiada pelo Pacto Alegre é a do projeto do Covid-19 Hackathon Online, liderado pela GROW+,

O Start Health conta com amplo apoio de todo ecossistema de inovação local, como os maiores hospitais, Governo do Estado, Sebrae-RS, Founders Institute, Grow+, Biohub, Aliança pela Inovação, Start.Se, Exohub e Fábrica do Futuro, entre outros. “Essa é uma ação coletiva fundamental para encontrar soluções para a epidemia, usando inovação tecnológica, de forma a termos rapidamente produtos viáveis para o uso”, aponta o secretário da SICT, Luis Lamb.

Entre os desafios que o edital deve atender estão monitorar as pessoas com maior risco, gerenciar o fluxo de informações em tempo real, educar e coibir aglomerações ou comportamentos inadequados, garantir o uso dos protocolos oficiais de atendimento à saúde em todos os níveis do sistema e garantir a cadeia de produção e logística de insumos básicos para prevenção e proteção das pessoas em geral e profissionais de saúde. “Juntos podemos apoiar os profissionais de saúde e buscar que nossas vidas retomem a normalidade, salvando vidas”, projeta Ardenghi.

O diretor da Founder Institute RS, Michel Costa, conta que a instituição está mobilizando a sua rede mentores para apoiar todas iniciativas. “Vamos ajudar a selecionar e validar as startups que possam ajudar a população nesse momento de crise”, comenta.

Compartilhe:

Veja também