Projeto IBERÊ INOVA

Compartilhe:

A Fundação Iberê tem como foco principal democratizar a cultura, instigando a sociedade a ter acesso à educação por meio da arte. Nestes últimos dois anos, reformulou e expandiu sua atuação nessa área, desenvolvendo uma programação diversificada e abrangente, empenhando-se em atender todas as demandas necessárias para atingir seu objetivo.

Os programas públicos têm sido aprimorados, buscando dialogar com os mais variados campos de conhecimento, fomentando a curiosidade, o conhecimento e o olhar crítico da sociedade. São exposições, seminários, encontros com artistas e curadores, cursos, oficinas e muitas outras atividades a cada temporada.

Dentre a pluralidade de sua programação, a Fundação Iberê oferece por meio de seu Programa Educativo três eixos estruturantes: a Formação, a Mediação e as Ações Expandidas, que juntos atuam transversalmente, buscando através de soluções inovadoras, agregar valor na relação espectador x arte.

Formação: agregar valor ao trabalho do educador ao invés de substituir o profissional;

Mediação: promover interação e experiência através da arte e da tecnologia;

Ações expandidas: multiplicar possibilidades e capacitar profissionais à novas modalidades de ensino.

Dados recentes ressaltam que aproximadamente dois terços da população brasileira possui acesso à internet, deixando, assim, uma média de 70 milhões de pessoas sem acesso à informação digital no país. Mesmo assim, em 2019, o Brasil foi considerado o segundo país onde as pessoas passam mais tempo conectadas.

Nas questões financeiras, o Brasil é a 9a maior potência econômica mundial, mas possui a 7a maior taxa de desigualdade social. Esses índices revelam muitas necessidades sociais e diversas possibilidades de inovar nessa área por meio da tecnologia.

Na esteira das inovações tecnológicas, movida pela comunidade acadêmica sob o protagonismo da Tecnopuc, a Fundação Iberê, em parceria com a Dell, se lança em um audacioso projeto de vanguarda com o intuito de transformar, ampliar e inovar o acesso e o diálogo com a cultura através da tecnologia educacional. Fruto de um trabalho que reuniu esforços criativos de ambos os lados, resultou em uma série de soluções tecnológicas, onde nasce o projeto IBERÊ INOVA.

Reunidos sob o conceito de que a Arte Transforma são desenvolvidos cinco plataformas, que em consonância com as recorrentes demandas operacionais, trazidas pelos mais diversos perfis de público da Fundação, oferecem um salto qualitativo, otimizando respostas e informações com agilidade e eficiência. São eles:

● App Iberê
● App Acervo
● Totem de informação
● Iberê para crianças
● App sensor para deficientes visuais e auditivos 

O primeiro passo do Iberê Inova foi dado com a criação do App Iberê, lançado em julho de 2019. O software possui conteúdo interativo, serviços e informações sobre as exposições e atividades da Fundação Iberê. Com ele se tornou possível conhecer novas perspectivas sobre a arte, oferecendo para seus usuários conteúdos interativos e exclusivos das mostras realizadas. O aplicativo já está disponível para download gratuito em celulares Android e iPhone (iOS).

A próxima etapa é consolidar as outras plataformas para que sejam implementadas simultaneamente, fortalecendo a relação entre a sociedade e os equipamentos culturais na busca de novas experiências em meio ao universo da arte educação.

 

Fundação Iberê 
A Fundação Iberê foi criada em 1995, com a missão de preservar, investigar e divulgar a obra de Iberê Camargo, além de aproximar o público deste que é um dos grandes nomes da arte brasileira do século 20, estimulando a reflexão sobre arte, cultura e educação por meio de programas transdisciplinares e do fomento à própria produção artística.
Nos últimos anos, a Fundação vem passando por um intenso processo de reposicionamento institucional, que tem o objetivo de expandir sua atuação nas artes de forma a desenvolver uma programação mais diversificada, abrangente e democrática, a partir de um conjunto de programas públicos que busca dialogar com os variados campos do conhecimento, da filosofia à antropologia, da psicanálise à ciência política, entre tantas outras disciplinas.
A atual sede da Fundação, inaugurada em maio de 2008, foi projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza, um dos mais relevantes da contemporaneidade. O prédio, criado para abrigar o acervo e todas as demais atividades, possui salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, ateliê de gravura, ateliê do programa educativo, auditório, loja, cafeteria, estacionamento e parque ambiental projetado pela Fundação Gaia.

Compartilhe:

Veja também