Startup propõe inteligência artificial para melhorar gestão das unidades de saúde

Compartilhe:

Uma solução baseada em inteligência artificial está em vias de ser aplicada na qualificação da gestão das unidades de saúde de Porto Alegre. Conhecida como StarGrid, a ferramenta ajuda a otimizar escalas de trabalho de profissionais da Saúde, com benefícios que incluem redução de custos, queda no absenteísmo e aumento da satisfação dos trabalhadores. Além disso, em razão da pandemia de Covid-19, a solução foi adaptada para notificar os gestores caso alguém da equipe seja do grupo de risco ou apresente os sintomas da doença. “Nesse momento de transformação, reiteramos a nossa aposta na inovação, na inteligência e na tecnologia para garantir a melhoria dos serviços de Saúde e beneficiar os cidadãos”, aponta o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Desenvolvida por uma startup de Porto Alegre, a Stargrid foi uma das 16 iniciativas selecionadas pelo projeto Start.Health: Startups vs. Covid, criado para encontrar soluções capazes de ajudar no combate imediato ao coronavírus (veja mais detalhes abaixo). Nos próximos dias, a ferramenta passará por uma prova de conceito em alguns departamentos dos hospitais Presidente Vargas (HPV) e Pronto Socorro (HPS), além do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS). “Se essa prova de conceito for bem sucedida e houver a possibilidade de aplicá-la em escala, então faremos uma campanha de crowdfunding para impulsionar o desenvolvimento da plataforma e garantir sua implantação nos hospitais”, explica o diretor de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, Paulo Ardenghi.

Segundo o CEO da StarGrid, Guilherme Wohlgemuth Bunse, a ferramenta sugere escalas de trabalho que atendam não só às demandas de cada unidade de saúde, mas também as preferências pessoais de seus colaboradores. “Na média, o algoritmo atende 70% dos desejos de folgas apontadas pelos colaboradores, ao mesmo tempo em que garante o pleno atendimento das necessidades da organização em que eles atuam”, explica Bunse. O resultado é um modelo de escalonamento que beneficia a todos. “Geramos redução de custos para a unidade de saúde, menor desperdício de horas trabalhadas para os gestores e mais satisfação para os colaboradores”, diz Bunse, que é também um dos donos da startup ao lado de outros quatro sócios.

Start.Health – Trata-se de uma ampla articulação de entidades focadas na busca de soluções inovadoras para combater a pandemia de coronavírus. Além da StarGrid, o movimento vem testando o uso de drones na desinfecção de espaços públicos. “O objetivo é selecionar e implantar soluções de forma rápida em Porto Alegre que auxiliem a conter ou atenuar a crise causada pela Covid-19”, explica o secretário de saúde adjunto de Porto Alegre, Natan Katz. A realização é da Prefeitura de Porto Alegre em conjunto com o Pacto Alegre, a Aliança para Inovação, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict), a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e conta com o apoio de diversas entidades.

 

Texto: Andreas Muller / Foto: Robson da Silveira / SMS PMPA

Compartilhe:

Veja também