Redução de gases de efeito estufa em POA e muito mais: confira o Mapa da Inovação do Sul

Compartilhe:

Mapa da Inovação

As mudanças climáticas são um dos maiores desafios do nosso tempo, e Porto Alegre está acelerada  na busca por soluções inovadoras. Mas como estamos em termos de ecossistema na comparação com o restante do país? Veja os detalhes no Mapa da Inovação!

O Mapa da Inovação do Sul, divulgado pela Época Negócios, revela os avanços da região em prol do desenvolvimento de iniciativas sustentáveis – incluindo um projeto em ação na capital gaúcha para a redução dos gases de efeito estufa. 

Essa iniciativa é um marco importante para a região Sul e demonstra o potencial das cidades brasileiras em construir um futuro mais sustentável. 

Fique por dentro de tudo. ⬇️

Aceleração em Porto Alegre

O primeiro projeto da América Latina para remover gases de efeito estufa do ar está sendo desenvolvido na PUCRS, em Porto Alegre, capital gaúcha, e o primeiro reator instalado tem capacidade de remover 15 toneladas de CO2 por ano. 

Ele funciona como um filtro para o ar, que depois de capturado, o gás estufa contido pode ser injetado em rochas basálticas ou usado como matéria-prima para, com reações químicas, dar origem a mineral ou produtos de baixa intensidade de carbono. 

“No caso da mineralização, o risco do CO2 retornar para a atmosfera é muito baixo, uma vez que ele se encontra aprisionado na forma de minerais estáveis, contribuindo para a mitigação do aquecimento global”, explica o professor Felipe Dalla Vecchia, coordenador do projeto e diretor do Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais da PUCRS

Agora, para ampliar as pesquisas de eficiência energética e remoção de CO2 do ar, será instalado um novo sistema com capacidade para captura de 300 toneladas por ano. Esse equipamento foi desenvolvido por uma empresa alemã e será estudado pelo instituto.

Atualmente, o Tecnopuc, parque científico e tecnológico da PUCRS, abriga 250 organizações e 6,5 mil pessoas. A aceleração de projetos de ponta que se vê ali reflete o boom que o setor de tecnologia teve na cidade nos últimos anos. 

Porto Alegre – Cidade da Inovação

O movimento foi traçado no Pacto Alegre, parceria entre iniciativa privada, poder público, universidades e sociedade civil, em 2019. Em 2020, eram apenas 3,2 mil startups – Hoje, a capital gaúcha possui mais de 10,4 mil empresas e 23 mil pessoas trabalhando com desenvolvimento de soluções com foco em inovação. 

“Porto Alegre precisava se reinventar, e por meio da inovação a gente conseguiu encontrar algo que pôde potencializar as sinergias”, conta o CEO da Wise Innovation, Paulo Renato Ardenghi, que é um dos idealizadores do Startup Guide RS

Para essa reinvenção, era essencial um hub para o setor privado. E foi nesse contexto que 42 empresas se uniram para criar o Instituto Caldeira. Hoje, são 480 empresas associadas e, em média, cerca de 290 mil pessoas circularam pelo local no ano passado. 

“O instituto funciona como grande catalisador de empresas e empreendedores”, diz Pedro Valério, diretor-executivo do Instituto Caldeira.

A visibilidade da cidade como polo de inovação veio, também, em grande parte, com o South Summit. O evento já teve três edições e  a última, em março, reuniu 23,5 mil pessoas de 55 países em um dos cartões-postais da capital gaúcha, o Cais Mauá. 

Confira tudo o que você precisa saber sobre o South Summit Brazil 2024 para aproveitar as oportunidades geradas por esse grande evento para o ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo!

“O evento é como uma janela para enxergarmos o mundo e o mundo enxergar o ecossistema de Porto Alegre. Um dos atores centrais desse cenário, para atração de investimento em projetos e startups.”, afirma Jorge Audy, presidente do Conselho de Honra do evento.

Audy também é representante da PUCRS no Pacto Alegre e na Aliança pela Inovação, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e do TECNOPUC.

Protagonismo nacional

Entre os cinco estados que mais concentram startups no Brasil, três deles ficam no Sul do país: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul!

gráfico mapa da inovação

Fonte: Época Negócios

Crescimento exponencial

Desde 2020, a quantidade de empresas de tecnologia em Porto Alegre triplicou!

gráfico mapa da inovação

Fonte: Época Negócios

Empresas de tecnologia em POA – O que elas fazem?

Quantidade de empresas de tecnologia por atividade em Porto Alegre

💬 3.687 –  Informação e comunicação;

🖥️ 3.158 –  Atividades de administração e serviços complementares;

🧑‍🏫 1.938 –  Educação;

🛍️ 1.380 –  Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;

🧑‍🔬 176 –  Atividades profissionais, científicas e técnicas;

🧑‍🏭 67 –  Indústria de transformação.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Mapa da Inovação do Sul – principais polos de desenvolvimento tecnológico da região 

mapa da inovação

Fonte: Época Negócios

1. Curitiba (PR)

O Hotmilk, da PUCPR, é um dos maiores ecossistemas de inovação do Paraná, e reúne mais de 120 startups que, ano passado, faturaram acima de R$240 milhões.

Existe também a iniciativa da prefeitura para desenvolver a cidade de forma inteligente, o Vale do Pinhão, que tem entre seus pilares de inovação a reurbanização e a educação digital.

A cidade conta, ainda, com o Smart City Expo Curitiba, que ocorre na cidade desde 2018 e, em quatro edições, somou 37,4 mil visitantes.

2. Joinville (SC)

Polo de inovação para startups de software, informação e fintechs, a maior cidade do estado tem diversos centros como o Ágora Hub, ativo desde 2019, com foco em ramos como logística e saúde.

3. Florianópolis (SC)

Um dos principais hubs de inovação da cidade está no Passeio Primavera, onde fica a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), suas 11 verticais de negócios e outras empresas de tecnologia.

Na cidade, o Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) proporciona inovação para a iniciativa privada, governo e terceiro setor.

4. Porto Alegre (RS)

Capital dos gaúchos, POA conta com uma série de ambientes férteis para a inovação.

Desde 2021, Porto Alegre é sede do South Summit Brasil, um mega evento para debater inovação que, em 2024, recebeu mais de 600 palestrantes – sendo 140 internacionais.

O Tecnopuc é um ecossistema com 250 organizações e 6,5 mil pessoas. Temos o Instituto Caldeira, que surgiu a partir do Pacto Alegre em 2019, e hoje reúne 480 empresas voltadas para a inovação. Ainda, na Região Metropolitana, está presente o Tecnosinos. Por fim, contamos também com o Parque Zenit, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que começou a operar em 2012 e desde então fomenta o empreendedorismo inovador.

Se você é apaixonado por inovação, não deixe de acompanhar o Pacto Alegre!

Nossos canais de comunicação são uma fonte de informações sobre projetos transformadores, iniciativas inovadoras e parcerias estratégicas que visam impulsionar o desenvolvimento da nossa amada cidade.

Fique conectado com a gente nas redes sociais do Pacto Alegre e acompanhe de perto as novidades, eventos e projetos que estão moldando o futuro desta cidade incrível. 

Juntos, podemos fazer parte dessa jornada de transformação e crescimento, contribuindo para a construção de uma Porto Alegre cada vez mais inovadora, atrativa e próspera para todos. 

Compartilhe:

Veja também