Mesa do Pacto Alegre faz balanço do ano e aprova novo projeto para 2024

Compartilhe:

A 8ª edição da Mesa do Pacto Alegre foi realizada nesta quinta-feira (23), no Hotel Plaza São Rafael, quando confirmou por unanimidade de votos o início do Poa Lixo Zero e ainda anunciou a expansão do Territórios Inovadores para a Vila Planetário

Cerca de 100 pessoas, representando governo, universidade, iniciativa privada e sociedade, reuniram-se na manhã desta quinta-feira (23) para a oitava edição da Mesa do Pacto Alegre, no Hotel Plaza São Rafael, em parceria com o Plaza Hub. Com a presença do antropólogo colombiano Santiago Uribe, foram discutidos os principais desafios e ideias capazes de realizar a transformação da Capital em um polo de tecnologia e inovação. Santiago Uribe na oitava edição da Mesa do Pacto Alegre

“A inovação social é o princípio e o final. Juntar as pessoas para trabalharem por um propósito, unidas, este é o verdadeiro poder de transformação”, disse Uribe, que compartilhou a experiência da cidade de Medellín, eleita a mais inovadora do mundo em 2019 e 2022. 

O fórum reúne mais de 100 entidades e já soma 40 propostas, selecionadas em quase 5 anos de Pacto Alegre. Para 2024, foi aprovada pelos integrantes da Mesa a integração do projeto Poa Lixo Zero, com articulação da Green Thinking e do Cluster Ecoar.

Projeto aprovado pela Mesa do Pacto Alegre

“Com este projeto, vamos tratar da circularidade e da gestão de resíduos da cidade. São temas muito importantes e a Mesa do Pacto fez bem esta leitura, aprovando por unanimidade a nossa consulta. Esta é a segunda vez que isso acontece, em oito edições”, ressalta Luiz Carlos Pinto, coordenador do Pacto Alegre.

O grupo ainda revisou as principais ações e entregas realizadas ao longo de 2023, com destaque para a recém anunciada ampliação do projeto Territórios Inovadores, que agora chega à Vila Planetário. O piloto iniciou com o Morro da Cruz, onde foi inaugurado o hub Formô. O local recebeu a instalação de cabos de internet, via Procempa, e agora oferece rede de wi-fi livre para os frequentadores da região, que conta também com computadores para que os usuários possam trabalhar, estudar e realizar outras tarefas que demandem conexão. A expectativa é levar o Territórios Inovadores a mais cinco comunidades: Restinga, Mario Quintana, Bom Jesus, Ilhas e Vila Cruzeiro. 

Representantes dos sete Territórios Inovadores do Pacto Alegre

Na Vila Planetário, o primeiro passo será mapear e compreender os atores que compõem esse território e, a partir disso, construir uma visão de futuro sob a perspectiva daquela comunidade. O projeto contará também com a consultoria de Uribe. “Uma cidade é feita de intercâmbios, trocas, proteção e oportunidades”, resume o antropólogo colombiano, ao destacar a importância de combater a desigualdade. 

Na condução do encontro, ao lado do coordenador Luiz Carlos Pinto, esteve Jorge Audy, atual Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc. O pesquisador é referência nacional na área de inovação tecnológica e representa a PUCRS na Aliança pela Inovação, formada ainda por UFRGS e Unisinos. “Hoje, o Pacto Alegre provou a força que tem na nossa Capital. Reunimos entidades e pessoas chave para continuarmos avançando pela inovação e mantermos o nosso movimento ativo e disruptivo. Estamos prontos para 2024”, comemora Audy.

A próxima Mesa do Pacto será realizada em março do ano que vem, mês que trará a Porto Alegre ainda o South Summit Brazil e o IASP Latam. O evento marcará os cinco anos do Pacto Alegre.

Pacto Alegre homenageia BADESUL e PUCRS pela colaboração à inovação em Porto Alegre

Na abertura da Mesa, o Pacto Alegre tem a tradição de homenagear duas instituições que colaboram para a inovação de Porto Alegre. As instituições escolhidas, e homenageadas durante a oitava edição, foram o BADESUL, representado pelo presidente Claudio Gastal, e a PUCRS, representada pelo reitor Ir. Evilázio Teixeira.

O BADESUL foi selecionado pelos 25 anos da Agência de Fomento, uma instituição ativa no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Já a PUCRS recebe a homenagem no mês em que completa 75 anos de atividade na capital gaúcha, e faz parte da Aliança pela Inovação. 

Ricardo Gomes, vice-prefeito de Porto Alegre

A cerimônia de homenagem contou com a presença do vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes. “Temos que seguir os sonhos e transformar a nossa realidade”, disse o vice-prefeito

Conheça o Pacto Alegre!

Movimento estabelecido há quatro anos na Capital gaúcha, o Pacto Alegre é formado por centenas de voluntários e dezenas de representantes institucionais da quádrupla hélice (universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada).

Tem como objetivo transformar Porto Alegre em um polo de inovação de classe mundial e com isso melhorar a qualidade de vida e tornar a cidade mais atrativa para empreendedores e talentos viverem e investirem.

Leia mais: veja como funciona o Pacto Alegre

Compartilhe:

Veja também