Mesa do Pacto Alegre celebra os seis anos de existência do movimento

Compartilhe:

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (27), na sede da Unisinos na capital, a décima edição da Mesa do Pacto Alegre. O evento, que reuniu representantes de mais de 100 entidades, destacou as conquistas durante os seis anos de existência da iniciativa que tem como missão impulsionar a cidade como um polo de inovação, tecnologia e empreendedorismo.

O encontro contou com a presença de autoridades, incluindo o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. Durante a reunião, o coordenador da iniciativa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, destacou as realizações do movimento, que teve seu início em 2019. “São mais de 40 projetos implementados ao longo destes seis anos, todos voltados para o desenvolvimento econômico e social através de soluções inovadoras”, ressaltou. O coordenador também explicou que a Mesa define os desafios prioritários a serem abordados, com base em quatro eixos – social, econômico, urbano e governança.

Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, também esteve na condução do encontro. Audy representa a PUCRS na Aliança para Inovação e lidera as discussões junto com o coordenador Luiz Carlos. “Estamos iniciando uma segunda fase, onde a marca principal será a institucionalização do Pacto com a criação de uma organização social, formalizando essa experiência de seis anos envolvendo a cidadania da nossa cidade e todos os atores da quádrupla hélice – universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada”, anunciou.

Outro marco significativo da edição foi a oficialização da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) como a mais nova integrante da Aliança para Inovação, que já conta com PUCRS, UFRGS e Unisinos. Este foi o primeiro encontro geral após as enchentes de 2024.

Sobre o Pacto Alegre

Movimento estabelecido em 2019 na capital gaúcha que tem como objetivo criar condições para que a cidade se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo.  O Pacto Alegre é formado por voluntários e por representantes institucionais da quádrupla hélice: universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada. A ideia é unir forças da cidade, de todos os segmentos, em prol de uma agenda comum. Entre os projetos desenvolvidos estão Cidade das Startups, Cidade Educadora e Territórios Inovadores.

Acesse aqui a apresentação da 10ª Mesa e o relatório dos projetos desenvolvidos:

Apresentação 10ª Mesa Pacto Alegre

Relatório Projetos Pacto Alegre

Crédito foto: Cristiano Rangel / Azzi

Compartilhe:

Veja também