O Rio Grande do Sul vive um momento promissor na área da inovação. Segundo a Rede RS Startups, o estado ocupa a terceira posição nacional em número de startups, com 1.390 empresas ativas — atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina.
A “Missão Medellín”, é uma relevante oportunidade de troca de experiências, promovida pelo coletivo POA Inquieta em parceria com o Pacto Alegre. Mais de 100 pessoas já participaram de missões anteriores, que busca referências em inovação, resiliência e inclusão social, proporcionando contato direto com protagonistas das mudanças que fizeram de Medellín a cidade mais criativa do mundo, após décadas marcadas pela violência. Durante a missão, os participantes interagem com lideranças públicas, sociais, da iniciativa privada e do Ecossistema de Inovação.
Luis Villwock, Assessor da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS/Tecnopuc, Professor da Escola de Negócios da PUCRS e Head do Celeiro AgFood Hub, afirma que participar da Missão Medellín foi transformador. Afinal, “entender a realidade latino-americana numa cidade que era apontada como uma das mais violentas do mundo e que hoje é a referência Unesco de transformação social em inovação é impressionante. Nada melhor do que viver essa experiência no local e conversar com os seus protagonistas, ser recebido pelo Santiago Uribe, um grande sociólogo que trabalha com esse conceito de cidade resiliente é um privilégio de poucos”. Villwock reforça participar da missão, “sobretudo porque é importante entender que aqui na América Latina temos exemplos tão fantásticos quanto outras cidades e territórios que já estão avançados no desenvolvimento social de cidadania”.
Marcus Coester, CEO at Aeromovel Brasil S.A. considera Medellín emblemática “porque é uma cidade que conseguiu implementar uma transformação gigantesca: de cidade deteriorada muito violenta para uma cidade organizada com sistema público, de transporte ao acesso principalmente a essas comunidades nas áreas altas da cidade feitas com sistemas a cabo que são Integradas pelo metrô. A missão trouxe Medellín em uma perspectiva histórica da transformação da cidade”. Coester destaca que um dos pontos altos observados na Missão foi o metrô como um sistema público de auto eficiência, sendo uma empresa muito bem organizada com um serviço eficiente” e avalia que “essa missão realmente é uma aula de desenvolvimento urbano de uma cidade de viver”.
A Missão Medellín é uma iniciativa que guia participantes a Medellín, na Colômbia, para conhecer de perto a transformação urbana e social da cidade, buscando inspiração para projetos em Porto Alegre. A sexta edição ocorrerá de 31 de agosto a 6 de setembro de 2025, com o objetivo de proporcionar aos participantes conhecerem in loco a transformação urbana pela qual a cidade passou.
Modelo de intervenção urbana e impacto social
Medellín é reconhecida mundialmente por sua transformação, hoje um modelo de desenvolvimento urbano. É referência em inovação social e econômica. O programa inclui visitas de estudo diárias a diferentes áreas e projetos de Medellín.
Neste ano, quem participar da Missão poderá compreender a transformação urbana e social da cidade, através da interação com comunidades, especialistas e redes de conhecimento.
Nessa jornada os participantes terão o acompanhamento estratégico do Escritório de Resiliência de Medellín, parceiro do Coletivo POA Inquieta e do Pacto Alegre e referência global de boas práticas em intervenções urbanas e sociais.
Interessados em participar da Missão deste ano podem entrar em contato através do e-mail viagens@5ti.com.br / 51 3092.9000WhatsApp / 0800-605-6555.