Alunos da PUC apresentam propostas para consulta pública do Mercado

Compartilhe:

Um grupo de alunos da disciplina do Laboratório de Criatividade e Design da Escola de Negócios da PUC-RS apresentaram para o prefeito Nelson Marchezan Júnior, nesta quarta-feira, 16, propostas para a Consulta Pública que vai auxiliar na elaboração do edital de concessão do Mercado Público. São alunos dos cursos de Administração, Arquitetura, Jornalismo, Direito e Economia, que fizeram um levantamento dos problemas e apontaram soluções. O prefeito destacou a importância do trabalho acadêmico. “Estamos ouvindo toda sociedade para melhorar o nosso Mercado, mantendo suas tradições e características culturais, religiosas e emocionais. Certamente um trabalho desenvolvido com este cuidado e com foco na inovação será de grande importância para nós”, diz o prefeito.

Os alunos entrevistaram frequentadores, permissionários e prefeitura para identificar os principais pontos a melhorar. O professor Luís Villwock, assessor de inovação do Tecnopuc, que também é um dos coordenadores do Pacto Alegre, lembra que o projeto vai ao encontro das premissas do Pacto, que quer engajar a sociedade na construção de uma cidade melhor para todos. “Este trabalho é duplamente importante, pois ajuda na formação acadêmica dos alunos e contribui com a gestão pública. Proporciona o aprendizado baseado em problemas reais da sociedade”, explica.

A consulta pública para receber propostas que vão nortear o edital segue até a próxima sexta-feira,18. O projeto está sendo conduzido pelo secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro. “Nossa ideia ao colocar em consulta pública o projeto de concessão do Mercado foi abrir para receber sugestões como as de hoje e enriquecer o projeto para lançarmos um edital qualificado. Todas as sugestões serão respondidas”, esclarece.

Entre as propostas, a melhoria da iluminação pública, mobilidade entre os corredores, infraestrutura e até de gestão. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, também comentou o projeto dos alunos. “O mercado é público e terá que permanecer público. Não queremos transformar o mercado em um shopping, porém, entendemos que algumas regras de convivência precisam ser estabelecidas, para que um serviço de cada vez mais qualidade possa ser entregue a população”, frisa.

Podem participar da consulta toda a população e investidores interessados na gestão do Mercado Público, preenchendo o formulário disponível no site da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas e enviando para o e-mail consultamercadopublico@portoalegre.rs.gov.br.  A concessão é prevista para 25 anos, e o valor estimado para o contrato é de R$ 85 milhões, com outorga mínima inicial de R$ 28,1 milhões. O vencedor da licitação ficará responsável também pela operação e manutenção do espaço. Atualmente, o Mercado Público tem 121 permissionários e 110 estabelecimentos comerciais em funcionamento.

Os alunos Lucas da Silva, Felipe da Silva e William Bastos, representaram a turma e apresentaram as propostas ao prefeito. Também participaram do encontro o Decano da Escola de Negócios, professor Éder Henriqson; a diretora de graduação da pró-reitoria e de educação continuada da PUC, professora Adriana Kampf; representante da Escola de Negócios  e da Tecnopuc, Kellen Fraga e o representantes da reitoria Solimar Amaro.

Pacto Alegre – Iniciativa coletiva que procura estimular a inovação e a cidadania na Capital. Originado na parceria entre o município e a Aliança Para Inovação de Porto Alegre (Ufrgs, PUCRS e Unisinos), promove articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade. Em maio deste ano, a mesa do Pacto Alegre escolheu 19 projetos elaborados em oficinas de ideação e cinco propostas, para melhorar a atuação da gestão pública. Todos de diferentes áreas, envolvendo setores público e privado. Entre elas, estão Saúde Digital, plataforma de compartilhamento de ações em saúde; o Instituto Caldeira, impulsionador de novos negócios; Formação de Agentes de Inovação, para criar ideias inovadoras; Educação Transformadora, que incentiva a tecnologia entre os jovens; e Diretrizes Urbanas Inovadoras, com foco na modernização do espaço público.

Compartilhe:

Veja também