Engenharia Popular: construção e gestão de projetos de tecnologia e inovação social

Compartilhe:

O Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil, lançaram um livro sobre a engenharia como instrumento do desenvolvimento social e ambiental.

A obra conta com conceitos e experiências já trabalhados e vivenciadas por docentes, estudantes e profissionais. A publicação tem por objetivo discutir práxis a partir de exemplos de projetos já executados pelo ESF-BR e alguns parceiros.

 

Divido em três partes:

Parte 1: A Engenharia Popular

Nesta parte serão discutidas questões conceituais sobre a engenharia popular, para quem é, quem faz e discussões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, ao currículo das engenharias e à extensão universitária e educação popular. Essa parte do livro está sendo desenvolvida por profissionais e docentes com experiência em engenharia popular.

Parte 2: Gestão de Projetos de Tecnologia e Inovação Social 

Após a discussão mais teórica para entendimento da engenharia popular, será discutido de forma mais operacional as etapas da gestão de projetos sociais com conteúdo teórico e prático. Essa parte foi elaborada por membros da Rede ESF-Brasil com experiência e vivência prática na área.

Parte 3: Experiências e vivências

Para finalizar, projetos realizados por núcleos do ESF-Brasil vão ser discutidos relacionando-se com as etapas da gestão de projetos e mostrando desafios da execução de projetos sociais de engenharia. Duas organizações parceiras estão presentes nessa parte, Habitat para Humanidade Brasil e Sapiência Ambiental.

 

Participantes do livro:Gabriel Chiele – Diretor Geral do Núcleo Porto Alegre e Graduando em Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Núcleo Porto Alegre
Autor do capítulo Projeto Amenizar: mantas térmicas sustentáveis

Victória Abrahão – Engenheira Ambiental e Sanitarista (UFJF) e Co-fundadora da Eclo Compostagem Urbana
ESF-Brasil
Autora no capítulo Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional e revisora do Livro Engenharia Popular

Adalberto Teodoro – Engenheiro Civil (Pitágoras) e Especialista em Processos e Operações de Construção Civil (SENAI-MG)
ESF-Brasil
Autor no capítulo Avaliação de Projetos

Lígia Monteiro – Engenheira Ambiental (Poli-USP) e Especialista em Cidade e Habitação (Associação Escola da Cidade)
Sapiência Ambiental
Autora dos capítulos Autogestão e Sapiência Ambiental

 

Fernanda Deister – Engenheira Ambiental e Sanitarista (UFJF) e Mestranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (UFMG)
ESF-Brasil
Organizadora e revisora do Livro.

Sandra Rufino – Docente do DEP/CT/UFRN, Integrante da REPOS, Mestre e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo e Pós-doutora em Tecnologias Sociais pela Université Catholique de Louvain UFRN / REPOS
Organizadora e revisora no Livro Engenharia Popular

 

O livro tem o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA.

Para receber o livro você pode acessar pelo site.

Compartilhe:

Veja também