Pacto Alegre discute projeto de qualificação no tratamento da água

Compartilhe:

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Representantes de universidades, Prefeitura de Porto Alegre e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) debateram, na sexta-feira, 30, o projeto do Pacto Alegre WOnd3r – Água Maravilhosa que visa promover ações de valorização da relação da cidade com a água. O encontro ocorreu na Unisinos, em Porto Alegre. Na abertura da reunião foram apresentados o diagnóstico, processo atual de tratamento de água e a proposta do processo de ozonização a ser utilizado no estudo piloto para modernização do tratamento de água em Porto Alegre.

Nessa etapa do projeto, o avanço foi no detalhamento técnico do tratamento de água, dando enfoque aos dados de engenharia, análise técnica e na participação da academia nas análises. As universidades terão papel importante nas análises dos resultados esperados em cada etapa do estudo piloto.

O processo de ozonização é consagrado, mas poucas empresas no mundo podem fornecer geradores de ozônio de alta capacidade. Também o processo de filtração necessário é bastante tecnológico. Assim, o piloto deve ser projetado e ter operação assistida por algum dos grandes fornecedores mundiais.

As próximas etapas têm como objetivo o desenvolvimento dos termos de referência para o convênio com as academias e para a contratação da estrutura industrial, necessária para implantação desta unidade piloto (unidade de teste) para verificação da viabilidade econômica e técnica de implantação em larga escala para toda a cidade.

Pacto Alegre – é resultado da parceria entre poder público, Unisinos, Ufrgs e PUCRS, sociedade e iniciativa privada para tornar a capital gaúcha referência em inovação e qualidade de vida e construir um ecossistema mais acolhedor e próspero aos empreendimentos. Desde o lançamento oficial, em 26 de março, a iniciativa já mobilizou representantes de mais de 100 entidades para discutir e selecionar projetos de seis macrodesafios: Talentos, Transformação Urbana, Ambiente de Negócios, Imagem da Cidade Inovadora, Qualidade de Vida e Modernização da Administração Pública. A gestão do Pacto Alegre é da Aliança para Inovação, que envolve Ufrgs, PUCRS e Unisinos, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre.

Compartilhe:

Veja também