Pacto Alegre é lançado oficialmente

Compartilhe:

Foi realizada na tarde da última quarta-feira, 21 de novembro, no Centro Cultural da UFRGS, a solenidade de assinatura oficial do Pacto pela Inovação, denominado Pacto Alegre, cujo objetivo é obter o engajamento e compromisso de entidades públicas e privadas e da sociedade para tornar Porto Alegre uma cidade referência em inovação. A iniciativa surgiu a partir da articulação da Aliança para Inovação, formada por UFRGS, PUCRS e Unisinos, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e entidades representativas da capital. A cerimônia também foi um evento de convite a um conjunto de mais de 70 empresas e entidades para se somarem ao Pacto contribuindo com sugestões, recursos e experiências para a construção conjunta de projetos e ações voltadas transformar Porto Alegre em referência internacional e modelo de colaboração e inovação de alto impacto. O próximo passo é agregar um número cada vez maior de atores para contribuir com a iniciativa. A ideia é apresentar já no início de 2019 um elenco de projetos transformadores.

Os convidados puderam conhecer a identidade visual do Pacto Alegre, apresentada por Cesar Paz, do movimento Porto Alegre Inquieta. Os principais pilares que balizaram a criação da marca são construção coletiva, a ideia da quádrupla hélice (união de governo, universidades, empresas e sociedade organizada), transparência, criatividade e inovação. As letras O e R da palavra Porto foram substituídas por A e C, formando Pacto Alegre e reforçando a ideia ação e criatividade.

 

No centro, Josep Piquè, que vai atuar como mentor e facilitador do Pacto Alegre
No centro, Josep Piquè, que vai atuar como mentor e facilitador do Pacto Alegre
Foto: Gustavo Diehl/ UFRGS

 

No evento, houve a assinatura do Termo de Fomento entre a Aliança e o Badesul, que estabelece a parceria institucional e financeira para o desenvolvimento das atividades do Pacto. Também são apoiadores o Grupo RBS, o Sicredi e o Agibank. Houve ainda a assinatura do Contrato de Prestação de Serviços especializados de apoio e consultoria de Josep Piquè, que atuará como mentor e facilitador do Pacto Alegre, contribuindo com sua experiência na transformação de cidades como Barcelona e Medellín. Em sua fala, Piquè destacou que Porto Alegre inova na forma de fazer inovação: “pela primeira vez, três universidades lideram a mobilização dos demais agentes. Este fato mostra o compromisso de longo prazo que estão assumido”.

O prefeito Nelson Marchezan também destacou a iniciativa das universidades: “agradeço a grandeza dos reitores da UFRGS, PUCRS e Unisinos que cederam equipes qualificadas e espaços para que se pudesse iniciar esta construção coletiva”, disse. Marchezan também ressaltou o “respaldo extraordinário do mundo acadêmico para que se possa enfrentar desafios e mudar a vida de 1,5 milhão de porto-alegrenses”.

 

Foto: Gustavo Diehl/ UFRGS
Foto: Gustavo Diehl/ UFRGS

 

O pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Alsones Balestrin, disse que os desafios de Porto Alegre são grandes, mas que “quanto maior o desafio, maior são as possibilidades de se trabalhar coletivamente”. A necessidade de trabalhar em conjunto também foi abordada pelo reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira. Segundo ele, somando-se visão, convicção e atuação coletiva é possível mudar Porto Alegre. Para isso, destacou o reitor, é preciso “interagir com a sociedade e tecer uma rede em que cada nó contribua com a sua individualidade”. O reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, saudou a formalização do Pacto afirmando que são com iniciativas deste tipo que a universidade cumpre com sua missão. Oppermann concluiu chamando todos os presentes a fazer parte do Pacto: “sintam-se chamados a trabalhar, porque este é um trabalho a ser feito por várias mãos”.

Participaram também da cerimônia autoridades municipais e estaduais e o governador eleito Eduardo Leite, representantes das empresas apoiadoras, além do superintendente de Inovação da PUCRS, Jorge Audy, do coordenador da Aliança para Inovação e pró-reitor de Pesquisa da UFRGS, Luis da Cunha Lamb, e do Coordenador do Pacto Alegre e diretor da Escola de Engenharia da UFRGS, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.

 

Aliança para Inovação lança marca e portal

Marca da Aliança pela Inovação

Nesta solenidade, a Aliança para Inovação lançou oficialmente a sua marca. Uma ação que apresenta a identidade visual da articulação entre as três universidades – UFRGS, PUCRS e UNISINOS – que visa potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento.

Outra novidade é o portal, que permite o acompanhamento dos eventos que contam com o apoio da Aliança. O site também traz conteúdo e galeria de fotos sobre as atividades já realizadas e informações relacionadas às universidades envolvidas. A proposta é que esse espaço seja uma ferramenta de pesquisa e dados para que o Rio Grande do Sul se torne uma referência internacional no ambiente de inovação, conhecimento e empreendedorismo.

Confira as notícias relacionadas à Aliança para Inovação:

 

Fonte: PUCRS

Compartilhe:

Veja também