Revitalização Criativa

Compartilhe:

Hands On 4D, um dos projetos do Pacto Alegre, é um processo de transformação urbana e inovadora. Que utiliza a quádrupla hélice, para promover o desenvolvimento local, a transformação do ambiente, e co-criação visando tornar o miolo do bairro São Geraldo uma gênese de um bairro inovador, empreendedor.

A construção desse processo, se dá por ouvir os moradores, auxiliar os empreendedores, a partir da aproximação com as universidades, o terceiro setor e o Sebrae. Através deste processo todos atuam, pensando no desenvolvimento da região.

O Sebrae já realizou um diagnóstico sobre as necessidades de cada empreendedor no quadrilátero que compreende as avenidas, Farrapos, São Pedro, São Paulo e Rua Moura Azevedo. Isso permite uma adaptação da oferta de serviços, por exemplo, orientar um restaurante a oferecer oferecer um cardápio próprio para a clientela de uma empresa que abra na sua frente, bem como precificar e diversificar o cardápio.

Outra parceria já executada é da empresa NoOne, que atua no design de produtos e que irá se mudar para a região. Eles realizaram um pesquisa em profundidade que auxiliou no melhor entendimento da região e perfil de moradores e visitantes. A pesquisa apurou que:

 

  • 91% dos moradores não gostariam de trocar de bairro, enquanto 50% dos visitantes dizem que morariam no 4° Distrito.
  • 65% dos moradores e 44% dos visitantes se sentem tão seguros quanto em outros bairros.
  • 64% dos moradores e visitantes têm muita vontade de participar da iniciativa, e 63% dos moradores acham que o bairro está melhorando.

 

A prefeitura também buscando valorizar e efetiva a importância da área, irá testar novos equipamentos, sempre no local, por exemplo, um novo modelo de lixeira, uma boca de lobo inteligente. Assim como a iluminação de LED que será colocada no local.

A área do 4º Distrito é vista pela Prefeitura Municipal e pelo Pacto Alegre, como uma região de vocação para inovação, espaços inteligentes que irá abrigar centros de pesquisas, empresas de tecnologia e a indústria criativa. Como isso, não apenas a visão empresarial, mas também a qualidade de vida dos seus habitantes será melhorada, através de soluções urbanas eficientes e de infraestrutura modernizadas e adequadas.

Toda essa concepção, já está atraindo resultados práticos para região. Como é o caso de um trecho de 150 metros onde termina a Rua Conselheiro Camargo, lá quatro mini praças darão a localidade a revitalização necessária. Este projeto, é o primeiro a ser concluído e que define uma nova metodologia de trabalho. E, que faz parte do modelo proposto pelo Pacto Alegre.

A organização da região contribuiu para esse modelo de ação. A proposição nasceu do bar Agulha, que após distribuir formulários na vizinhança, para saber o que eles queriam e surgiu essa proposta.

São trabalhadas 3 camadas de atuação:

A primeira: É realizada pela prefeitura que leva a infraestrutura necessária como instalação de bocas de lobo, troca de lâmpadas, nivelamento do piso e poda de árvores;

A segunda: É contatar e aproximar empresas, o que já aconteceu no local, uma vez que essa parte das obras está sendo feita pela iniciativa privada.

A terceira: É a implantação do sistema 5G (em fase de orçamento), tornando a região tecnológica, interconectada para business. A exemplo do que foi feito em Cingapura, onde já existem 6 bairros interconectados e que ao definirem o tipo de empresa que irá se instalar lá, o bairro é todo projetado para recebê-las e conseguir os melhores resultados.

Aliás, o projeto de fazer do São Geraldo uma potencial de inovação criativa, já vem trazendo resultados, veja que lá estão três coworking que são referências, o Nau Live Spaces (sediou o evento de inovação do Pacto Alegre em dezembro de 2019), Vila Flores e à Fábrica do Futuro.

Também está sendo providenciada uma pesquisa sobre os reflexos da tecnologia 5G.

Compartilhe:

Veja também