Time da Aliança para Inovação é segundo colocado em competição global Equipe propôs a criação de um produto como alternativa ao uso de máscaras

Compartilhe:

Que tal criar um produto que substitua o uso da máscara com segurança e que proporcione conforto para as pessoas? Essa foi a ideia proposta pelo time da Aliança para Inovação que ficou em segundo lugar em uma competição global. Durante a IXL Innovation Olympics, a equipe, formada por professores e alunos, pensou em uma solução inovadora para empresas no pós-Covid.

 

Para a coordenadora e professora na Escola Politécnica da Unisinos e integrante da equipe, Tatiana Rocha, a troca de experiências com profissionais de diferentes áreas e instituições foi fundamental na criação. “A participação dentro dessa Olimpíada, com times de diferentes locais do mundo, foi super válida. Um dos grandes pontos da Aliança é que unindo esforços, conseguimos fomentar todo esse processo de inovação dentro do Rio Grande do Sul”, completa.

 

Foram 5 semanas de desafios e integração de conhecimentos na resolução de um problema real de inovação. Os integrantes do time explicam que um dos pontos observados na pandemia é a insatisfação das pessoas no uso de máscaras, principalmente por questões de desconforto no uso e no respirar. Durante a Olimpíada, a equipe desenvolveu um conceito de produto que busca ser utilizado como equipamento de proteção, parecido com uma máscara, porém promete ser mais confortável, inclusivo, sustentável e sem bloqueio da face.

 

O time foi acompanhado por um mentor, o consultor em Inovação da IXL Center, Don Keleman. Os participantes tiveram a oportunidade de agregar na construção da ideia com trabalhos e pesquisas realizados em suas áreas de atuação. O resultado da competição reforça o conhecimento adquirido pelos integrantes da equipe dentro da universidade, a partir de projetos desenvolvidos, trocas com alunos, experiências no trabalho com empresas e diferentes instituições.

 

A cerimônia de premiação foi on-line e agora o próximo passo é trabalhar para que a ideia saia do papel e o produto seja desenvolvido. Considerada a maior competição de inovação do mundo, a Innovation Olympics é realizada pela IXL Center em parceria com o Global Innovation Management Institute. O Time conta com 6 integrantes e representou a Aliança para Inovação que é uma articulação entre UFRGS, PUCRS e Unisinos. A união das três universidades tem o objetivo de potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento.

 

Saiba mais sobre a participação do time da Aliança para Inovação aqui.

 

Texto: Rhavine Falcão

Compartilhe:

Veja também