Pacto Alegre reformula site e cria um ambiente digital colaborativo

Compartilhe:

O lançamento do novo site do Pacto Alegre é uma das principais entregas da área de comunicação do movimento em 2023

O lançamento é uma das principais entregas da área de comunicação do movimento em 2023

Totalmente reformulado, o novo site do Pacto Alegre foi apresentado oficialmente durante a 8ª edição da Mesa do Pacto, realizada no final de novembro, na Capital. Desenvolvido pela Onda Web, o portal tem ênfase no caráter colaborativo e conta agora com a curadoria de conteúdos da Comunica Mais Assessoria. “Este espaço será abastecido com notícias, matérias e artigos sobre tudo que envolve o nosso ecossistema da inovação”, explica o Head de Comunicação do Pacto Alegre, Ricardo Gomes.

Os artigos, em especial, podem ser enviados em fluxo contínuo e serão publicados semanalmente por qualquer ator do ecossistema de inovação da Capital. No site, já constam textos de personalidades que representam a quádrupla hélice (empresas privadas, sociedade, universidade e poder público), como Suzana Vellinho Englert, Presidente da Associação Comercial de Porto Alegre; Aline Couto, Empreendedora na Agência Formô e Formô Hub; Gustavo Borba, Diretor do Instituto para Inovação em Educação UNISINOS; e Gustavo Ferenci, Secretário de Transparência e Controladoria da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Entre outras mudanças, Gomes frisa a importância do design diferenciado, que permite ao usuário navegar pelos conteúdos de forma mais simples, intuitiva e eficiente. 

De acordo com o Head de Comunicação, o grande diferencial do novo site para que seja esse ambiente de colaboração encontra-se em três sessões: “como apoiar uma iniciativa”, onde o usuário pode dar qualquer tipo de auxílio às iniciativas do Pacto; “como patrocinar um projeto”, onde empresas ou grupos podem contribuir com dinheiro ou materiais para os projetos; e “como ser um voluntário”, em que as pessoas podem se inscrever para atuar diretamente em projetos ou ações. “Esta última sessão conta ainda com um vídeo criado com inteligência artificial, uma forma de trazer a inovação também para quem navega no site e quer fazer parte do nosso movimento”, pontua Gomes.

O novo site também hospeda a campanha publicitária ‘Poa Toda Tua’, uma parceria do Pacto Alegre com a Prefeitura, em virtude da Aliança pelo Turismo. Nesse sentido, a nova página tem papel fundamental no estímulo do engajamento entre moradores, empresários, turistas e pontos conhecidos da cidade, fornecendo as ferramentas e facilitando a interação entre esses atores. Além do vídeo já disponível no YouTube e de outras peças offline, como painel na parte de trás dos ônibus e outdoors, no site do Pacto, as empresas podem baixar o material da campanha. Para participar, basta acessar: pactoalegre.poa.br/downloads/.

Para o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto, a campanha é apenas um exemplo de como a comunicação como um todo é importante para cumprir a missão da iniciativa. “E, nesse contexto, o site serve de vitrine para os nossos projetos, dando visibilidade à transformação que é realizada para toda a sociedade. Ele é um centralizador das nossas ações. Então, acesse o nosso novo site, navegue pelas novidades, conheça os detalhes de cada projeto e torne-se um voluntário no Pacto”, convida o coordenador.

Pacto Alegre: a inovação colaborativa transforma vidas!

Movimento estabelecido há quatro anos na Capital gaúcha, o Pacto Alegre é formado por centenas de voluntários e dezenas de representantes institucionais da quádrupla hélice (universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada).

Tem como objetivo transformar Porto Alegre em um polo de inovação de classe mundial e com isso melhorar a qualidade de vida e tornar a cidade mais atrativa para empreendedores e talentos viverem e investirem.

Leia mais: veja como funciona o Pacto Alegre

Entre os projetos mais conhecidos apoiados ou induzidos pelo PACTO se encontram: o Instituto Caldeira; a renovação do Quarto Distrito; a criação da marca e símbolo oficial de POA; a reinclusão da Capital no programa global Cidades Educadoras; o projeto Cidade das Startups e o projeto Territórios Inovadores.

Compartilhe:

Veja também