Porto Alegre posiciona-se como capital da inovação: entenda por quê

Compartilhe:

Porto Alegre posiciona-se como capital da inovação: entenda por quê

A nova economia é baseada na colaboração e na inovação. Para destacar-se nesse contexto, Porto Alegre tem desenvolvido uma série de ações. Ainda, conta com movimentos e grupos organizados para impulsionar a nossa cidade.

Os primeiros movimentos começaram na década de 1990, com a construção de importantes parques tecnológicos, como o Tecnopuc, por exemplo. 

Recentemente, transformações mais efetivas transformaram a cidade em um ambiente às startups e às tecnologias disruptivas. 

Entre as ações, podemos destacar a recepção de um dos maiores encontros globais de inovação, o South Summit, a implementação do Instituto Caldeira e o protagonismo das suas principais universidades (UFRGS, PUCRS e Unisinos).

A partir da criação da Aliança para Inovação, seguida pelo Pacto Alegre, iniciou-se uma aceleração no processo de articulação de diferentes atores que transformaram iniciativas isoladas em parte de uma proposta sistêmica de articulação local. 

Tudo isso só foi possível com a participação do Governo Municipal, da iniciativa privada, da academia e da sociedade civil – o que chamamos de quádrupla hélice. 

Esse grupo inclui ainda diversas associações e coletivos que passaram a atuar na visão comum de construção de um verdadeiro ecossistema de classe internacional. 

Hoje, Porto Alegre lidera o ranking das melhores cidades do País para fazer negócios, segundo o Índice de Concorrência dos Municípios 2022 do Ministério da Economia.

Além disso, é a segunda melhor capital brasileira para empreender, conforme estudo realizado no ano passado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Endeavor.

Mas Porto Alegre não para por aí: quer inovar cada vez mais. Por isso, veja a seguir algumas das ações que fazem da nossa cidade a capital da inovação.

Sobre o Pacto Alegre

O Pacto Alegre é uma proposta de movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a capital dos gaúchos. 

Nesse sentido, o objetivo é criar condições para que a cidade se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo. 

“Focamos em soma e multiplicação, não atuamos para diminuir ou dividir”, resume o consultor do Pacto Alegre Josep Miquel Piqué.

O convênio prevê o compartilhamento de recursos e parcerias com o poder público e a iniciativa privada. A ideia é unir forças da cidade, de todos os segmentos, em prol de uma agenda comum.

Confira no nosso manifesto

“O Pacto vem ajudando a fortalecer e desenvolver a Capital nos últimos quatro anos e nada mais justo que contar com as pessoas que mais conhecem a cidade para potencializar o movimento: quem vive aqui”, destaca o coordenador do Pacto Alegre Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.

O Pacto Alegre foi criado em 2018 com o intuito de desenvolver soluções para os problemas da Capital. 

O movimento representa a quádrupla hélice, reunindo poder público, sociedade civil, universidades e empresas privadas. Entre os participantes, encontram-se Sebrae, Tecnopuc, Associação das Startups Gaúchas, Unisinos e UFRGS, por exemplo.

Veja também: A inspiração do Pacto Alegre

Projetos do Pacto

O Pacto Alegre tem como objetivo transformar a cidade em um polo de inovação de classe mundial e, com isso, melhorar a qualidade de vida e torná-la mais atrativa para empreendedores e talentos viverem e investirem. 

Entre os projetos mais conhecidos apoiados ou induzidos pelo PACTO se encontram: 

Confira a equipe diretiva do Pacto Alegre e os nossos sponsors

Conheça mais detalhes sobre alguns desses projetos:

Territórios Inovadores‘ quer promover mais oportunidades, com a criação de Hubs de Inovação em áreas periféricas. 

O projeto piloto será no Morro da Cruz, região de Porto Alegre que tem cerca de 35 mil habitantes com renda média de até 2,2 salários mínimos. O objetivo é fortalecer e desenvolver a comunidade através do empreendedorismo. 

“Com esta troca, também queremos ampliar o nosso repertório de inovação e soluções na cidade. Esta troca faz uma Porto Alegre mais inclusiva e impactante”, explica o coordenador do Formô, Michel Couto.

Depois do Morro da Cruz, Bom Jesus e Vila Planetário devem ser as próximas comunidades a receberem a iniciativa. Em outro momento, bairros Mário Quintana e Restinga também poderão ser contemplados.
O ‘Cidade das Startups’ quer consolidar este posicionamento para Porto Alegre. Quando a cidade é reconhecida como uma referência de inovação, não apenas no Rio Grande do Sul, mas em todo país, o nosso ecossistema se torna um ambiente propício para alavancar o desenvolvimento da cidade e gerar mais renda.

O Pacto quer que Porto Alegre tenha mil startups até 2027 — o que será possível caso a taxa de crescimento deste modelo de negócio seja de 10% ao ano, em média.

Veja todos os nossos projetos aqui.

Startups e mais

Um levantamento preliminar do Startup Guide, publicação global que dá ênfase e destaque aos principais atores de vários ecossistemas no mundo, identificou com alta relevância no ecossistema gaúcho. 

Além de muitas startups, Porto Alegre conta ainda com:

  • mais de 15 empresas investidoras e/ou aceleradoras de startups, 
  • mais 20 programas de aceleração, 
  • pelo menos 15 escolas ou universidades que trabalham o ecossistema de forma sistemática, 
  • mais de 20 espaços hubs ou espaços físicos exclusivamente criados para abrigar empresas inovadoras 
  • e mais de 20 founders, que se notabilizam como empreendedores de ciclo completo no nosso ecossistema. 

South Summit Brazil

South Summit Brazil em Porto Alegre celebra a inovação

Por dois anos consecutivos, a capital gaúcha recebeu edições do South Summit, um dos mais importantes eventos de inovação aberta da Europa. Direto da Espanha, conecta startups, empresas e investidores focados em oportunidades de negócios ao redor do mundo. 

Por meio de uma feira exclusiva, competição internacional de startups, um time de palestrantes nacionais e internacionais, e momentos de network, o encontro traz uma nova perspectiva sobre o universo phygital.

Em maio de 2022, o evento desembarcou pela primeira vez na história na América Latina, mais especificamente em Porto Alegre. 

Em 2023, foram 900 speakers de 50 países nos três dias do evento, que registrou 22 mil pessoas e 150 patrocinadores em 22 mil quadrados de área. Fundos de investimento com US$123 bilhões de patrimônio estiveram representados nesta edição.

Confirmado para 2024, a expectativa da organização é receber 24 mil pessoas, duas mil a mais que em 2023. Nos armazéns do Cais Mauá, será estruturado um novo espaço, totalizando quatro armazéns no total. 

A capacidade dos sete palcos será ampliada em 39% e as áreas cobertas mais do que dobradas (158%) comparadas a edição anterior. Serão 500 palestrantes, dos quais 125 speakers internacionais, em 38 mil metros quadrados de áreas de vendas.

Eventos prévios

A jornada do encontro da Associação Internacional dos Parques Científicos e Áreas de Inovação na América Latina – 18 e 19 de março de 2024, no Tecnopuc – se estende até o dia 20, quando finaliza a programação junto ao South Summit Brazil, no Cais Mauá.

Clique aqui e veja mais detalhes sobre o evento.

Nesse contexto, espera-se que seja encontrado um novo ponto de equilíbrio entre os espaços presenciais e remotos, envolvendo o desenvolvimento de novas plataformas tecnológicas para a interação e colaboração das nossas comunidades.

Cidade promissora para startups

Porto Alegre é uma das cinco capitais da América Latina com o ecossistema de inovação emergente mais promissor, segundo o Global Startup Ecosystem Report 2023. 

O levantamento, realizado pela Startup Genome, é considerado um dos estudos mais abrangentes sobre ecossistemas de startups do mundo, com análise de dados de mais de 3,5 milhões de empresas do ramo. 

No continente latino-americano, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Monterrey (México) também foram destacadas pelo ranking.

Porto Alegre: a capital da inovação

Estes e outros projetos e ações fazem com que a nossa cidade destaque-se cada vez mais como a capital da inovação no Brasil.

E se você quer fazer parte desse movimento, entre em contato com a gente!

*conteúdo elaborado em parceria com Comunica Mais Assessoria Estratégica

Compartilhe:

Veja também