Foto: Maria Ana Krack/PMPA
Atrair turistas e moradores de Porto Alegre para que visitem as cervejarias e microcervejarias da cidade e conheçam seus produtos, movimentando a economia local são os objetivos do projeto Porto Cervejeiro, lançado na tarde desta segunda-feira, 7, durante coletiva de imprensa na 4Beer – Cerveja & Cultura, no 4º Distrito. Realizado pelo Pacto Alegre dentro do macrodesafio Imagem da Cidade, o projeto foi desenvolvido com a participação da prefeitura, do Sebrae e de entidades ligadas ao setor, propondo uma nova forma de impulsionar o turismo cervejeiro na Capital. O projeto também serve como uma primeira experiência para embasar a criação, no futuro, de uma rota cervejeira com programação e atrações permanentes na cidade – também uma das prioridades do Pacto Alegre.
Nos próximos quatro sábados – sendo o primeiro no dia 12 de outubro –, nove microcervejarias da cidade trabalharão de forma integrada em uma programação que prevê visitas guiadas, degustações e passeios às cervejarias a bordo do ônibus panorâmico Linha Turismo de Porto Alegre. Cada estabelecimento oferecerá atrativos e experiências exclusivas (acompanhe o projeto Porto Cervejeiro no Instagram).
Para o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, o Porto Cervejeiro demonstra que Porto Alegre tem condições de buscar a coesão em abordagens inovadoras de desenvolvimento. “Em vez de nove projetos distintos, o que temos são nove cervejarias atuando de forma conjunta em um projeto que tem as características de uma startup, aberto a melhorias contínuas, em uma parceria permanente que faz a diferença para a nossa cidade”, explica.
Já o vice-presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), Sandro Zanette, destaca o potencial econômico da iniciativa. “O Porto Cervejeiro é importante não só para as cervejarias, mas para o turismo como um todo. Queremos que ele gere empregos, renda e impostos – e que sirva como um impulsionador da revitalização dos nossos bairros”, argumenta.
Vocação econômica
Presente no ato de lançamento da iniciativa, o secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Porto Alegre, Orestes de Andrade Jr., lembrou que o Porto Cervejeiro vem para fortalecer uma das grandes vocações econômicas da cidade. “Porto Alegre já é o maior centro cervejeiro do Brasil, mas ainda precisamos divulgá-lo melhor, valorizá-lo. E temos de fazer isso através da experiência do consumidor”, ressalta, lembrando que a maior parte das cervejarias da Capital se concentram na região do 4º Distrito. “No mundo todo, é muito raro haver um número tão grande de cervejarias em um único espaço, como aqui no 4º Distrito. O Porto Cervejeiro apenas comprova que a grande força da nossa cidade vem, mesmo, do empreendedorismo”, acrescenta.
Ao saudar a iniciativa, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, observa que o 4º Distrito congrega hoje mais de 8 mil atividades econômicas diferentes – entre elas, o grande polo cervejeiro de Porto Alegre. “É ótimo ver que, com apoio do Sebrae, esses empreendedores estão dispostos, agora, a transformar os seus negócios e abrir caminho para mais uma frente de desenvolvimento econômico, que é o turismo”, pontua. “Nesse contexto, a prefeitura está aqui não só para apoiar, mas também para simplificar cada vez mais o processo do empreendedorismo na cidade.” O secretário lembra, ainda, que uma série de investimentos vem sendo anunciada para o 4º Distrito e que, ao mesmo tempo, a prefeitura vem tomando iniciativas para melhorar o cenário urbanístico da região.
Não por acaso, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, também esteve presente na coletiva de lançamento do Porto Cervejeiro. “Somos parceiros do projeto Hand On 4D, do Pacto Alegre, com uma série de intervenções de zeladoria, que vão desde a troca de luminárias para lâmpadas LED, aumentando a luminosidade noturna e a segurança, até ampliação da frequência de varrição, recapeamento de vias e muito mais. O objetivo dessas ações é valorizar os investimentos na região e oportunizar que as pessoas que vão a esses locais confraternizar e consumir possam ter uma experiência ainda melhor nesse nosso querido e amado 4º Distrito”, reforça.
O Pacto Alegre une universidades, governo, setor privado e entidades não-governamentais em torno de uma agenda estratégica de desenvolvimento da cidade e melhoria da qualidade de vida a partir da inovação. Além disso, o projeto conta com os seguintes impulsionadores: Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Associação Gaúcha de Microcervejarias, 4all, POA Inquieta, Famecos/PUCRS e Sebrae.
Confira abaixo a programação completa das atividades em cada cervejaria
4Beer
Endereço: Av. Polônia, 200 – São Geraldo.
Programação: Servirá pequenas porções de lanches harmonizados com cervejas da casa. O visitante poderá escolher uma harmonização ou a experiência completa com quatro rótulos. Também será possível fazer visitas à fábrica para ver como as cervejas são produzidas.
Duração da experiência: de uma a duas horas. As visitas serão às 15hs e às 17h.
Valor do ingresso:
- Visita à fábrica – R$ 30 (revertido em consumação)
- Harmonização (um petisco + meio pint de 200ml de cerveja) – R$ 20
- 4beer/4Food (combo quatro harmonizações + visita à fábrica) – R$ 70
Al Capone Cerveja Artesanal
Endereço: Tv. São José, 515 – Navegantes.
Programação: Durante a visitação estarão presentes o mestre cervejeiro da casa e um especialista em assados, ao redor do fogo, que falarão sobre a cultura do pampa e apresentarão opções de cerveja que harmonizam com cortes e receitas preparados na brasa. O pacote inclui uma visitação à fábrica e um menu degustação de cortes e cervejas, que será servido no local.
Duração da experiência: 1 hora (visitação à fábrica) e atividade ao redor do fogo 6 horas (11h às 17h).
Valor do ingresso:
- Pacote bagual (visitação à fábrica + degustação de cortes e cervejas) – R$ 70
- Pacote petiço (visitação à fábrica+ uma opção de cerveja a escolha do visitante) – R$ 20
Babel Cervejaria
Endereço: Rua João Carlos More, 65 – Anchieta.
Programação: Visitação à fábrica com informações sobre o processo de produção de cerveja. Jogo de degustação dos produtos valendo um brinde para os acertadores – participantes terão que descobrir a quais rótulos (estilos) da linha da Babel se referem as amostras e quem acertar todas ganha copo um personalizado.
Duração da experiência: 30min
Valor do ingresso: Jogo de Degustação 04 amostras de cerveja – R$ 50,00 (R$ 25,00 são reversíveis em compra/ aquisição de produtos).
DNA Beer
Endereço: Rua Ângelo Dourado, 385 – Anchieta.
Programação: Uma imersão sobre a cerveja no mundo, apresentando uma breve história das primeiras produções e escolas que se tem notícia, até as principais escolas cervejeiras da atualidade, explicando sobre a história por trás de cada uma das cervejas da casa. Ao final do tour pelas cervejas do mundo, os visitantes farão a degustação de cinco cervejas DNA Beer e poderão levar um growler de 1l da sua cerveja favorita para apreciar no final de semana. Dentro desta régua de degustação, será apresentado um dos próximos lançamentos e os participantes serão desafiados a criar um nome para essa cerveja. O nome vencedor será o próximo rótulo da DNA Beer.
Duração da experiência: 1 hora
Valor do ingresso: R$ 35,00
Hatha
Endereço: Av. Carneiro da Fontoura, 576 – Jardim São Pedro.
Programação: Visitação à fábrica com degustação das cervejas produzidas. A visita inclui conversa com o cervejeiro, explicação sobre a historia da cervejaria e uma introdução aos estilos cervejeiros e métodos de produção. O nosso destaque é o envelhecimento das cervejas em barris de carvalho.
Duração da experiência: 2 horas
Valor do Ingresso: R$ 35
Irmãos Ferraro Microcervejaria
Endereço: Praça Jorge Godofredo Felizardo, 70 – Anchieta.
Programação: será realizada uma atividade chamada “Jogo das IPAs”, em que os participantes receberão cinco copos de cervejas IPA, com 100ml cada um, de diferentes estilos (inglesa, americana, escura, etc) para tentar reconhecer as cervejas pelo estilo. No início da atividade, será explicado para os participantes sobre as características de cada estilo de IPA, assim orientando a degustação. Quem acertar as cinco cervejas, de acordo com o propósito da brincadeira, ganha de cortesia um copo de chope de 330ml a escolha. Após essa atividade, os participantes conhecem as instalações com uma breve explicação sobre a marca e a capacidade de produção da cervejaria. A atividade será realizada às 12h, 14h e 16h com oito participantes por vez.
Duração da experiência: aproximadamente 1h
Valor do ingresso: R$ 45
Cervejaria Portoalegrense
Endereço: Rua Ângelo Dourado, 373 – Anchieta.
Programação: Tour com história da cervejaria, processo de produção, explicação sobre as escolas cervejeiras e degustação às cegas com provocação sensorial aos participantes para que identifiquem qual estilo de cerveja está sendo servido.
Duração da experiência: aproximadamente 1h
Valor do Ingresso: R$ 25,00 (incluso tapa olho para degustação às cegas e 04 amostras de 100 ml de cada).
Cervejaria Seasons
Endereço: R. Provenzano, 333 – Anchieta.
Programação: Visitação à produção de cervejas artesanais premiadas internacionalmente. Na fábrica o tour é guiado pelo cervejeiro, onde o visitante degusta cervejas direto dos tanques e conhece o processo de fabricação. Os tours são oferecidos em português, inglês ou espanhol. Na fábrica o visitante poderá adquirir os produtos da marca, como garrafas e/ou souvenirs e também tomar chope. A cervejaria oferecerá ainda como opção de lanche pizzas cujas massas são feitas com malte das próprias produções, com recomendação de harmonização com cervejas. Os tours guiados serão de hora em hora, das 11h às 16h.
Duração da experiência: 45min
Valor do Ingresso:
- Standard (tour de 45 minutos, com visitação à cervejaria + degustação de uma cerveja direto do tanque + um copo de chope e uma pizza harmonizada) – R$ 50
- Premium (combo Standart + um copo taster exclusivo para levar pra casa) – R$ 80
Cervejaria Staunen Bier
Endereço: R. Eng. João Luderitz, 424 – Sarandi.
Programação: Uma experiência que inclui explicação sobre a história da cervejaria, visitação à área de produção e degustação direto do tanque, apresentação de quadro lúdico sobre a escola das cervejas (para harmonização com produtos à base de cerveja), além de possibilidade de foto com o toten do Staunen, mascote da cervejaria. Visitantes poderão experimentar pães à base de malte e fermentos de cerveja, bem como os molhos e lanches feitos com as cervejas da casa.
Duração da experiência: 30 min
Valor do Ingresso: R$ 35 (prova de cerveja direto do tanque + 4 harmonizações com 4 estilos de cerveja e pães que serão harmonizados com 4 tipos de molhos).
Texto de Andreas Müller