Horizonte de execução: Curto Prazo
Escopo:
Desenvolvimento de plano de comunicação para gerenciamento da situação a curto, médio e longo prazo, que foque em informar, orientar e trazer uma visão de futuro que permita a retomada da cidade, busque evitar a evasão de cidadãos e investimentos, e, consecutivamente, melhore a autoestima dos porto-alegrenses no pós enchente.
Uma comunicação com base em transparência de informações, acesso aos dados e orientações técnicas, que seja capaz de combater fake news e evitar o caos emocional nas pessoas que ficam expostas. Sugere-se centralizar essas informações em um aplicativo que contenham linguagem simples e assertiva, evidenciando cada uma das etapas dessa gestão de crise no pós-enchente e com acesso free a todos os usuários, para que não haja barreira de uso às pessoas em situação de vulnerabilidade.
O plano de comunicação será baseado em três eixos estruturantes: (a)
narrativa, (b) emergência climática e (c) resiliência.
- Narrativa: apresentará aos porto-alegrenses uma visão de enfrentamento da situação, com base na reconstrução das áreas atingidas, na busca de investimentos e no fortalecimento econômico e social, atuando também nos demais projetos descritos no documento signatário do Pacto Alegre.
Ela tem por premissa, trazer o conceito de renovação cidadã, que é a atuação da população para reerguer a cidade, para além de suas necessidades pessoais, voltada à coletividade. A reestruturação de Porto Alegre é essencial a todos, através de avanços sociais, ambientais e econômicos tanto para a população local, quanto para o RS, vide o reflexo das ações na Capital.
A linguagem de comunicação vedará qualquer uso de expressão ou informação que traga o conceito de “guerra”. Para o cidadão, ela deverá gerar sentimentos de empatia, resiliência, humanidade e orgulho de sua cidade.
- Mudanças Climáticas: orientar as pessoas sobre o momento e a necessidade de consciência de todos para a preservação do meio ambiente e cuidados da cidade, demonstrando que, além do poder público, todo o cidadão precisa atuar para promover a educação ambiental e a consciência de cidadania.
- Resiliência: Construir uma cultura cidadã para o desenvolvimento, promoção, gestão de iniciativas e estratégias que permitam a adaptação do município para o enfrentamento às intempéries naturais ou criadas pelo indivíduo, que geram mudanças climáticas e que precisam de ações preventivas para evitar novas cheias.
O projeto de comunicação a ser implementado terá base em formato de governança e articulação que reúne comunicadores, empresas de comunicação, áreas de comunicação governamentais, cursos de comunicação das universidades que compõem a Aliança para Inovação, através de professores e alunos, e atores sociais com reconhecida e ilibada ação em prol da comunidade.
Parceiros iniciais: HOC – House of Creativity, Ondaweb, Comunica Mais Assessoria Estratégica, Ecosys, Famecos PUCRS e Purpous.