Projeto de Limpeza Solidária

Horizonte de execução: Curto Prazo

Em resposta aos recentes desastres causados pela enchente em Porto Alegre, este programa visa a limpeza de residências e espaços públicos afetados na cidade, com a colaboração de diferentes setores da sociedade.

O programa focará na captação e no treinamento de voluntários. A captação será feita por hotsite e formulário específicos de ampla divulgação. Os voluntários passarão por treinamentos técnicos, oferecidos por empresas especializadas em limpezas pesadas, para maior eficácia dos trabalhos, e treinamentos para suporte socioemocional, oferecidos por profissionais especializados, para prepará-los para os desafios encontrados em campo.

As operações de limpeza serão organizadas em equipes de voluntários, com número de participantes definidos adequados ao tamanho e especificidades dos locais a serem limpos, permitindo uma cobertura ampla e eficiente. A articulação e a coordenação das equipes será realizada por organizações com experiência em voluntariado, assegurando a sustentabilidade e a continuidade do programa. Pretende-se utilizar o suporte de organismos internacionais e a “Crisis Cleanup” (https://www.crisiscleanup.org/about), que é uma plataforma colaborativa de gerenciamento de ordens de serviço utilizada em desastres. A plataforma tem sido usada internacionalmente para melhorar a coordenação, reduzir a duplicação de esforços, bem como para melhorar a eficiência e a experiência dos voluntários.

Para a execução das atividades, serão usados kits e equipamentos profissionais de limpeza. Será necessário o aporte de empresas para fornecer os recursos necessários. Também serão desenvolvidos, com apoio de especialistas em desastres, os conteúdos explicativos sobre a forma segura de reusar, reparar e descartar todo tipo de material encontrado nas residências (móveis, alimentos, medicamentos, roupas, alvenaria e outros) e vias públicas.

Entende-se que será necessária uma cooperação entre os envolvidos nesta iniciativa e as ações públicas de limpeza do(s) município(s) para evitar redundância ou desinformação da população. Serão necessários repositórios de informações confiáveis e validadas que possam ser entregues à sociedade. Além disso, o suporte público, tanto com servidores como de recursos existentes (exemplo: funcionários de escolas, equipes de limpeza, lava-jatos, máquinas de limpeza) será fundamental para a otimização dos esforços e recursos disponíveis. Sempre que possível, esta equipe apoiará outros elos da cadeia de resíduos, contribuindo para o fechamento de ciclos e redução do impacto ao meio ambiente e à saúde da população.

Parceiros iniciais: SOS RS Ajuda, Green Thinking, ONG Lixo Zero, Meu Lar de Volta e Crisis Cleanup

Seja um Voluntário do Projeto

Deseja contribuir com o desenvolvimento do projeto? Inscreva-se como voluntário e faça parte do projeto.