South Summit Brazil 2024: O que esperar de um dos maiores eventos de inovação do ano?

Compartilhe:

Confira tudo o que você precisa saber sobre o South Summit Brazil 2024 para aproveitar as oportunidades geradas por esse grande evento para o ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo!

O South Summit Brazil emergiu no ecossistema de inovação brasileiro reunindo mentes brilhantes, investidores visionários e  startups para moldar o futuro dos negócios. 

Confirmada para sua terceira edição em 2024, a emblemática cidade de Porto Alegre será palco de um evento que promete superar todas as expectativas.

Com uma promissora expansão na capacidade do evento, o South Summit Brazil 2024 está se preparando para acomodar 24 mil participantes, um aumento notável de 2 mil em relação ao ano anterior.

Isso significa que a cidade verá quatro armazéns do cais de Porto Alegre transformados em espaços inovadores, um a mais do que a edição anterior, refletindo uma visão de crescimento audaciosa. 

Além disso, o evento contará com 500 palestrantes – entre eles 125 internacionais, 138 fundos de investimento, e a presença de 30 fundos internacionais. 

Continue a leitura para saber mais! 

O que é o South Summit Brazil

O South Summit Brazil é mais do que um evento e vem atraindo olhares de investidores e empreendedores ávidos por novas oportunidades. Iniciando sua jornada na capital gaúcha em maio de 2022, este encontro anual evoluiu para se tornar um marco essencial no calendário do ecossistema brasileiro e internacional de inovação.

Além das palestras e discussões, ações governamentais importantes ganham destaque no Market Place, evidenciando a sinergia entre inovação, governo e a iniciativa privada. 

O South Summit Brazil é, então, não apenas um evento, mas um catalisador de ideias, projetos e parcerias que impulsionarão um futuro ainda melhor.

Entenda: South Summit é considerado decisivo para atrair investimentos externos

South Summit Brazil 2023: resultados

A edição anterior encerrou com números impressionantes, ao longo de três dias no Cais Mauá, aproximadamente 22 mil pessoas participaram de exposições, painéis e atividades de networking. 

O evento atraiu visitantes de 50 países, explorando ideias inovadoras de 3 mil startups em uma área de 22 mil metros quadrados. Com 150 patrocinadores, 700 profissionais de imprensa e a presença de 7 mil empresas e mais de cem fundos de investimento, sendo 30 internacionais, o South Summit Brazil destacou uma disponibilidade de 19 bilhões de dólares para investimento na América Latina. 

Isso representa 40 mil conexões e oportunidades de negócios, com mais de mil reuniões agendadas no aplicativo oficial do evento. 

Outros destaques incluem a participação de mais de 15 mil pessoas no Night Summit, 3 mil jovens no South Summit Next Gen, ações sociais envolvendo cerca de 3 mil pessoas e a inscrição de 2 mil startups de 86 países na competição.

Confira: Índice Global de Ecossistemas de Startups 2023 – Porto Alegre sobe 25 posições no ranking mundial

Competição de Startups

O torneio de startups do South Summit Brazil atrai participantes de tados brasileiros e também conta com a presença de participantes de 70 países, incluindo representantes dos Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Grã-Bretanha, França, entre outros. 

As startups inscritas passam por um rigoroso processo seletivo liderado por especialistas, resultando em 50 finalistas que tem a oportunidade de apresentar pitches em cinco categorias. 

Esse ano, a expectativa é reunir aproximadamente mil investidores e 140 fundos nacionais e internacionais na para se conectarem às vencedoras.

As startups finalistas receberão acesso a uma rede exclusiva, mentorias e orientação para otimizar suas apresentações, consolidando o South Summit Brazil como um hub de negócios essencial no ecossistema de inovação na América Latina. 

Em 2023, o evento movimentou impressionantes US$19 bilhões para investimentos disponíveis na região, com fundos sob gestão totalizando US$123 bilhões.

Pacto Alegre no South Summit Brazil

Pacto SSBO Pacto Alegre já tem quatro anos e celebra uma trajetória de sucesso com uma série de conquistas notáveis. 

Iniciado a partir da Aliança pela Inovação, composta por três universidades, o movimento se destaca por projetos como a criação do Instituto Caldeira e a revitalização do Quarto Distrito, tornando-o um ambiente propício para negócios e visitantes. 

O movimento, inspirado no projeto Distrito 22 de Barcelona, envolve a Quádrupla Hélice, com participação ativa de empresas, poder público e sociedade civil. 

A consultoria do espanhol Josep Piqué impulsionou a iniciativa, moldando Porto Alegre como um centro atrativo para inovação. 

Para 2023, o Pacto Alegre planeja iniciativas ousadas, como Territórios Inovadores, estabelecendo hubs de inovação em áreas periféricas, e o Startup City, visando posicionar a cidade como um polo atrativo para startups. 

O Pacto continua a ser uma força catalisadora, promovendo não apenas inovação, mas também o desenvolvimento social e econômico da capital gaúcha.

Veja também: South Summit Brazil revela o nome de 50 speakers para a próxima edição

Se você é apaixonado por inovação, não deixe de acompanhar o Pacto Alegre!

Nossos canais de comunicação são uma fonte de informações sobre projetos transformadores, iniciativas inovadoras e parcerias estratégicas que visam impulsionar o desenvolvimento da nossa amada cidade.

Fique conectado com a gente nas redes sociais do Pacto Alegre e acompanhe de perto as novidades, eventos e projetos que estão moldando o futuro desta cidade incrível. 

Juntos, podemos fazer parte dessa jornada de transformação e crescimento, contribuindo para a construção de uma Porto Alegre cada vez mais inovadora, atrativa e próspera para todos.

Saiba mais sobre o Pacto Alegre

Movimento estabelecido há quatro anos na Capital gaúcha, o Pacto Alegre é formado por centenas de voluntários e dezenas de representantes institucionais da quádrupla hélice (universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada).

Tem como objetivo transformar Porto Alegre em um polo de inovação de classe mundial e com isso melhorar a qualidade de vida e tornar a cidade mais atrativa para empreendedores e talentos viverem e investirem.

Leia mais: veja como funciona o Pacto Alegre

Entre os projetos mais conhecidos apoiados ou induzidos pelo PACTO se encontram: o Instituto Caldeira; a renovação do Quarto Distrito; a criação da marca e símbolo oficial de POA; a reinclusão da Capital no programa global Cidades Educadoras; o projeto Cidade das Startups e o projeto Territórios Inovadores.

*conteúdo elaborado em parceria com Comunica Mais Assessoria Estratégica

Compartilhe:

Veja também