O projeto Territórios Inovadores, iniciativa que nasceu em 2021 dentro do ecossistema do Pacto Alegre, foi agraciado com o Prêmio Paulo Vellinho – 5ª edição, na categoria Inovação & Tecnologia.
A cerimônia aconteceu na noite de 29 de abril, na sede da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), como reconhecimento à relevância do projeto no incentivo à inovação em diferentes territórios da capital gaúcha.
O prêmio tem como objetivo valorizar empresas, personalidades e iniciativas que contribuem para colocar a cidade em destaque no cenário nacional. Ao todo, nove categorias compõem o reconhecimento, que homenageia o legado do empresário gaúcho Paulo Vellinho.
Para o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, e representante da universidade na Aliança para Inovação do Pacto Alegre, Jorge Audy, o reconhecimento simboliza o poder da inovação na superação de desafios urbanos.
“O Territórios Inovadores é um projeto de alto impacto social e relevância, pois atua junto à sete comunidades de nossa cidade no sentido de levar novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e econômico tendo como base a inovação e o empreendedorismo. Receber este prêmio da ACPA que homenageia o empresário Paulo Vellinho, um ícone empreendedor de nosso Estado, é motivo de orgulho e felicidade para todos nós no Pacto Alegre”, afirma Audy.

Inovação como motor de transformação social
Lançado há quatro anos como um dos projetos estratégicos do Pacto Alegre, o Territórios Inovadores atua diretamente em sete regiões emblemáticas da capital gaúcha: Restinga, Mário Quintana, Ilhas, Bom Jesus, Cruzeiro, Vila Planetário e Morro da Cruz.
A proposta é impulsionar o desenvolvimento local pela criatividade e pelo empreendedorismo, ampliando a qualidade de vida e promovendo o desenvolvimento humano nestas comunidades.
“A premiação é, antes de tudo, um reconhecimento coletivo. O Territórios Inovadores mostra como a colaboração, a confiança e a escuta de quem vive cada realidade da cidade potencializam transformações duradouras. O Pacto Alegre nasceu para ampliar o protagonismo de Porto Alegre como cidade inovadora; ver isso reverberando em tantos territórios, valorizando a diversidade e o potencial das comunidades, traz orgulho e responsabilidade”, destaca o head de comunicação do Pacto Alegre, Ricardo Gomes.
A articulação do projeto reúne lideranças do ecossistema de inovação da cidade — entre eles, Cesar Paz, Cleiton Chiarel e Michel Couto, que reforçam a essência colaborativa do trabalho.
“O Territórios Inovadores se diferencia justamente pela escuta ativa e pelo envolvimento direto das comunidades nos processos decisórios. É uma ponte entre a criatividade local e as oportunidades do ecossistema de inovação, promovendo soluções aderentes às necessidades, conhecimentos e saberes únicos de cada território”, pontua Paz.
Para Chiarel, “esse reconhecimento é fruto do esforço conjunto de muitos agentes dos territórios, lideranças locais e parceiros. Mais do que celebrar uma conquista, o prêmio nos incentiva a seguir construindo conexões e soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável e ao protagonismo das comunidades”.
“Receber o Prêmio Paulo Vellinho, em uma categoria tão estratégica, valida a importância de aproximar tecnologia e desenvolvimento humano. Inovação só faz sentido quando gera impacto real para as pessoas”, finaliza Couto.