Projeto do Pacto Alegre, Territórios Inovadores recebe doação de computadores do Sicredi

Compartilhe:

Computadores serão disponibilizados de forma gratuita para moradores de regiões periféricas em hubs de inovação que estão sendo instalados nas comunidades.

A tecnologia se tornou uma ferramenta comum no cotidiano da maioria das pessoas, inclusive de quem vive nas periferias. No entanto, para elas, o acesso à internet e programas digitais é mais limitado. Pensando nisso, o projeto Território Inovadores, do Pacto Alegre, tem como objetivo estruturar hubs de inovação em áreas vulneráveis de Porto Alegre. O projeto piloto fica no Morro da Cruz e recebe, na próxima sexta-feira (10), às 17h, a doação de 15 computadores feita pelo Sicredi, com o apoio logístico do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, o Tecnopuc, representando a Aliança para a Inovação de Porto Alegre.

Um grupo de moradores da comunidade que trabalham como autônomos vai participar da entrega dos equipamentos. “Eles poderão usar as máquinas para facilitar as questões de formalização do trabalho – com consultas e acesso às guias de pagamento do MEI, por exemplo -, se matricular em cursos e formações gratuitas”, destaca a gestora do Hub Formô, Aline Couto. Na ocasião, eles também vão assistir a uma palestra sobre organização financeira e empreendedorismo, realizada pela equipe da cooperativa de crédito. “No Sicredi, temos o compromisso de estar próximo das pessoas e das comunidades onde atuamos, poder contribuir com o projeto ‘Territórios Inovadores’ é algo que nos deixa muito felizes, pois sabemos da importância de levar acesso digital para todas as pessoas”, destaca o Diretor Presidente do Banco Cooperativo Sicredi, Cesar Bochi. 

Através do Territórios Inovadores também foi instalado wi-fi gratuito na região, em uma parceria com a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre. “A Procempa tem atuado fortemente na transformação digital da cidade, e ampliar a oferta de serviços é o principal caminho para a inclusão digital. Associar a disponibilização de internet a equipamentos de qualidade potencializa as oportunidades dos integrantes dos hubs de inovação. Este é um importante movimento para promover transformação social de verdade”, aponta Letícia Batistela, presidente da Procempa.

“A ideia é articular apoiadores que contribuam com o Projeto Territórios Inovadores, assim como a Procempa com a instalação da iluminação wi-fi gratuita nas comunidades e agora o Sicredi disponibilizando computadores para uso das pessoas nos hubs de inovação. Teremos muitas outras ações no futuro, em desenvolvimento, visando qualificar estes ambientes de inovação nas comunidades, oferecendo,acesso, conhecimento e infra-estrutura adequada. Estes ambientes terão as ferramentas necessárias para que a comunidade possa se desenvolver profissionalmente. No caso dos computadores doados pelo Sicredi, atende uma demanda por equipamentos melhor configurados para as pessoas acessarem programas mais pesados e complexos.”, completa o representante da Aliança pela Inovação que coordena o projeto Territórios Inovadores no Pacto Alegre e superintendente da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy.

Pacto Alegre: a inovação colaborativa transforma vidas!

Movimento estabelecido há quatro anos na Capital gaúcha, o Pacto Alegre é formado por centenas de voluntários e dezenas de representantes institucionais da quádrupla hélice (universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada).

Tem como objetivo transformar Porto Alegre em um polo de inovação de classe mundial e com isso melhorar a qualidade de vida e tornar a cidade mais atrativa para empreendedores e talentos viverem e investirem.

Leia mais: veja como funciona o Pacto Alegre

Entre os projetos mais conhecidos apoiados ou induzidos pelo PACTO se encontram: o Instituto Caldeira; a renovação do Quarto Distrito; a criação da marca e símbolo oficial de POA; a reinclusão da Capital no programa global Cidades Educadoras; o projeto Cidade das Startups e o projeto Territórios Inovadores.

Compartilhe:

Veja também