Unisinos realiza uma série de ações no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

Compartilhe:

A Unisinos está acompanhando a situação do novo coronavírus (Covid-19) e seguindo as recomendações das autoridades responsáveis pela saúde pública, garantindo a permanência de seus alunos e colaboradores em casa. No entanto, mesmo durante esse período, a Universidade continua investindo em excelência acadêmica e, nas últimas semanas, várias ações estão sendo desenvolvidas para informar e capacitar a comunidade. Na próxima quinta-feira, 30/4, a Unisinos iniciará o processamento de testes para diagnóstico da Covid-19 e lançará um aplicativo de Saúde para ajudar as pessoas que estão em isolamento social.

Uma parceria entre a Unisinos e a empresa Hemocord, do Tecnosinos possibilitará o processamento de testes da Covid-19. Os testes para diagnóstico do vírus serão processados no laboratório da Hemocord, em parceria com a Escola de Saúde da Universidade. Como forma de ampliar a capacidade durante a pandemia, também serão utilizados equipamentos do Instituto Tecnológico em Alimentos para Saúde. A ação vai contar com o trabalho voluntários das Escolas de Saúde e Politécnica da Unisinos, que vão auxiliar na operação. Com isso, será possível realizar 5.400 testes por mês, num sistema que opere 24 horas por dia. Cada teste terá seu resultado divulgado em 24 horas.

Outro iniciativa da Unisinos é um aplicativo de saúde para ajudar pessoas que estão em isolamento social por conta do novo coronavírus (Covid-19). Desenvolvido por uma startup do Parque Tecnológico da Universidade, o Eagle Care é um aplicativo de agendamento de consultas e controle de medicamentos. Com a quarentena, as pessoas estão precisando, cada vez mais, de serviços remotos. Pensando nisso, o app ganhou novas funcionalidades, desenvolvidas durante um Hackathon, um evento de programação que reúne profissionais de diferentes áreas, com o objetivo de criar soluções para um desafio. Realizado pela Universidade no final de março, contou com a participação de mais de 80 voluntários, que trabalharam em equipes, numa maratona de programação multidisciplinar online.

Conheça as novas funcionalidades:

  • Pré-triagem – um protocolo de triagem, questionário que tem como objetivo auxiliar na identificação dos sintomas da Covid-19. Após essa etapa inicial, a pessoa será encaminhada para o chat e/ou teleconsulta;
  • Chat – disponibilizará o atendimento online 24h por dia de profissionais da área da saúde que irão auxiliar quem não estiver se sentindo bem, além de informar os cuidados que podem ser tomados na prevenção da doença;
  • Teleconsulta – possibilitará a realização de consultas pelo aplicativo, encontros remotos entre profissionais da saúde e pacientes. Os atendimentos médicos ficam a cargo da Unidade Básica de Saúde de cada município. O usuário poderá agendar diretamente pelo aplicativo e a consulta será realizada também no Eagle Care.

O aplicativo, desenvolvido na Unisinos, permitirá que a rede pública de saúde dos municípios conte com soluções que facilitem e melhorem a pré-triagem da Covid-19, a comunicação com a sociedade, bem como a assistência médica e hospitalar. O aplicativo pode ser utilizado de forma gratuita durante todo o período da pandemia e está disponível para Android e IOS em todo o Brasil. A inciativa é fruto da parceria entre Unisinos e a empresa Eagle Care, do Parque Tecnológico da Universidade – Tecnosinos.

Confira outras ações da Unisinos:

Máscaras de proteção para equipes de saúde

A Unisinos, em parceria com a empresa X4 Tecnologia, do Tecnosinos, está produzindo protetores faciais de baixo custo em um projeto que utiliza tecnologia de corte a laser. Além do ganho de tempo, o custo médio de cada máscara cai de R$ 20,00 para cerca de R$ 3,00, o que facilita a produção. A Universidade já fez a doação de 500 protetores faciais para serviços de saúde de Esteio e São Leopoldo, Corpo de Bombeiros e Hospital Espírita de Porto Alegre. E para multiplicar a produção de protetores, a X4 Tecnologia decidiu compartilhar a solução de forma gratuita com outras empresas que tenham a máquina de corte a laser. Quem tiver interesse em reproduzir o projeto é só acessar aqui. Os insumos estão sendo doados por empresas, startups e funcionários do Tecnosinos, pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo – ACIST-SL e pelos jesuítas da Unisinos. O projeto conta com apoio das Escolas de Saúde e Politécnica da Unisinos.

As empresas e pessoas interessadas em ajudar devem entrar em contato com o Tecnosinos, por meio do telefone (51) 99729-9001 ou pelo email unitec@unisinos.br.

Máscaras 3D

A Unisinos, por meio do seu Laboratório da Indústria Criativa – FabLab, em conjunto com o grupo Brothers in Arms Impressão 3D, criado pelo Pacto Alegre, também está produzindo máscaras de proteção para doação para as equipes da área da saúde. O material está sendo criado nas impressoras 3D e de corte a laser.

Workshop Moda Unisinos

O curso de Moda da Unisinos realizou um Workshoop do Bem. Alunos e professores produziram 2.762 máscaras de tecido, em suas casas, durante uma semana. O Workhop foi aberto para toda comunidade acadêmica da Unisinos e também para quem mais tivesse interesse em participar. A ação contou com a parceria da Eduarda Galvani Atelier que fez doação de tecido para os alunos que não tinham e também trabalhou na confecção de máscaras. Na segunda-feira, dia 20/4, os alunos fizeram a entrega dessas máscaras na Unisinos, Campus Porto Alegre. Foram doadas 2.135 máscaras para famílias apoiadas pela Rede Solidária São Leo e 627 doadas para comunidades carentes das seguintes cidades: Caxias do Sul, Estrela, Flores da Cunha, Rio de Janeiro, Rio Pardinho, Santa Maria, Venâncio Aires e Veranópolis, onde alunos estão vivendo no período da quarentena.

Conserto de respiradores e equipamentos hospitalares

O Instituto Tecnológico em Segurança Funcional – itt Fuse e Escola Politécnica da Unisinos, em parceria com o município de São Leopoldo, estão realizando o conserto de controladores de estufa neonatal e respiradores, que serão usados para ventilação mecânica em casos graves do novo coronavírus, no Hospital Centenário.

Projeto Pequeno Empreendedor

O projeto “Todos por todos”, desenvolvido pelo curso de Gestão Para Inovação e Liderança – GIL, tem o objetivo de auxiliar pequenos negócios através de mentorias gratuitas, virtuais e personalizadas conduzidas por alunos e professores voluntários. A ideia é auxiliar empresas que buscam soluções para enfrentar o período de isolamento social. Para participar, basta fazer a inscrição no formulário online. Cada negócio é distribuído para um grupo que entra em contato com o microempresário para realizar encontros virtuais com mentoria especializada, material de apoio e suporte para que o negócio possa enfrentar a crise de maneira criativa e eficaz.

Cursos gratuitos

A plataforma LAB, que foi criada para incentivar a autonomia e a personalização na trajetória formativa do aluno, está oferecendo 12 cursos online gratuitos para toda a comunidade. Os MOOCs (Massive Open Online Course) são cursos online e assíncronos, que podem ser iniciados a qualquer momento até o dia 31/07. Para participar é só entrar na plataforma e fazer um cadastro. Para se inscrever, basta preencher nome, CPF, e-mail, telefone, data de nascimento e endereço, e criar uma senha. A partir desse cadastro, a pessoa começa a fazer parte do ecossistema Unisinos. Não é necessário ter nenhum vínculo com a Universidade e, ao final do curso, todos recebem um certificado com nível de extensão, além de contabilizarem competências na LAB. Conheça os cursos online e gratuitos disponíveis na Unisinos LAB:

  • Cultura e Integração no Âmbito Global
  • Ei, Você Aí! Vamos Tentar Entender o Cenário Social e Econômico?
  • Empreendedorismo e Plano de Negócio
  • Entendendo o Cenário Econômico
  • Fotografia Institucional
  • Inovação e Empreendedorismo
  • Inovação Orientada pelo Design
  • Introdução à Língua Brasileira de Sinais
  • Liderança: os Desafios
  • Linguagens Artísticas, Cultura e Educação
  • Mídias e Educação: As Linguagens da Tv, do Cinema e das Tecnologias Digitais
  • Responsabilidade Social Empresarial

 

Redação e foto: Unisinos

Compartilhe:

Veja também