Capacitando Comunidades para o Futuro

Compartilhe:

Capacitando Comunidades para o Futuro

A falta de acesso à tecnologia é um problema sério em muitas comunidades periféricas ao redor do mundo, a ausência de internet, a falta de aparelhos modernos e problemas com a infraestrutura digital criam obstáculos enormes para o crescimento dessas comunidades. Essa falta de acesso não é apenas uma barreira para usar a tecnologia, mas também significa menos oportunidades, pois limita não apenas a utilização de ferramentas digitais, mas também restringe suas oportunidades de aprendizado, trabalho e desenvolvimento.

Mas antes da falta desse acesso, temos um histórico de faltas, de saneamento, de visibilidade, de humanidade. O povo periférico precisa ser visto como parte da sociedade, ter os mesmos equipamentos públicos que outras áreas da cidade, ter as mesmas oportunidades.

Uma solução inovadora para esse problema são os Hub de Inovação Social, como o Formô Hub no Morro da Cruz, que faz parte do projeto Territórios Inovadores do Pacto Alegre, onde se entende a importância de usar a qualificação como forma de reparação. Não podemos reparar todos os anos de sofrimento do povo periférico, mas através desses Hubs, podemos trazer uma qualificação para o território, tanto em termos físicos, com infraestrutura, internet livre e de boa qualidade, como oferecendo acesso à novas tecnologias, que antes não se encontrava disponível para este público, estamos fazendo uma intervenção que nos dá oportunidade de oferecer capacitação para os moradores de comunidades periféricas, por meio de educação, treinamentos e workshops. Queremos não apenas ensinar habilidades técnicas, mas também ajudar as pessoas a desenvolver habilidades sociais e emocionais, além de incentivar o espírito empreendedor.

Ao ensinar habilidades importantes e encorajar o empreendedorismo, os Hubs estão preparando as pessoas para entrarem no mundo digital. Isso incentiva a qualificação dos negócios locais, e abre um leque de possibilidades, que resulta em um sentimento maior de pertencimento, orgulho da sua comunidade, e oportunidades reais de um futuro próspero.

Os hubs têm seus próprios desafios, mas se trabalharmos juntos, empresas, governos e a sociedade civil, representada pela própria comunidade, podemos superar esses desafios. Portanto, parcerias, investimentos e pessoas que defendem a causa são peças-chave para o sucesso dos Hubs, vamos apoiar essas iniciativas, pois elas têm o poder de transformar não apenas o acesso à tecnologia, mas a vida de muitas pessoas em nossas comunidades. Unidos, podemos construir um futuro onde todos tenham a chance de aprender, crescer e prosperar. Investir em educação, empreendedorismo e habilidades sociais não é apenas uma solução temporária, mas sim uma estratégia visionária para criar um futuro mais justo e inclusivo para todos.

Aline Couto - Empreendedora na Agência Formô e Formô Hub

Artigo por Aline Couto

Empreendedora na Agência Formô e Formô Hub

Bacharel em Ciências Contábeis. Pós Graduanda em Gestão de Negócios Inovadores, Membro Conselho Gestor da Coalizão pelo Impacto ICE (POA) e Facilitadora do Natal Morro da Luz.

Pacto Alegre: a inovação colaborativa transforma vidas!

Movimento estabelecido há quatro anos na Capital gaúcha, o Pacto Alegre é formado por centenas de voluntários e dezenas de representantes institucionais da quádrupla hélice (universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada).

Tem como objetivo transformar Porto Alegre em um polo de inovação de classe mundial e com isso melhorar a qualidade de vida e tornar a cidade mais atrativa para empreendedores e talentos viverem e investirem.

Leia mais: veja como funciona o Pacto Alegre

Compartilhe:

Veja também