Prestes a completar cinco anos, 10ª Mesa do Pacto Alegre reúne entidades e celebra resultados no South Summit Brazil

Compartilhe:

A Mesa do Pacto está marcada para o dia 21 de março, às 9h da manhã, no Corner Stage. Na ocasião, serão apresentadas atualizações dos principais projetos em andamento.

A Mesa do Pacto está marcada para o dia 21 de março, às 9h da manhã, no Corner Stage. Na ocasião, serão apresentadas atualizações dos principais projetos em andamento

Quando o assunto é inovação na Capital, o Pacto Alegre é referência desde a sua criação, há cinco anos. Por isso, o South Summit Brazil, o maior evento desse ecossistema na América Latina, será a sede da primeira Mesa do Pacto de 2024. O fórum reúne mais de 100 entidades para avaliação dos projetos em andamento e está marcado para o dia 21 de março (quinta-feira), a partir das 9h da manhã, no Corner Stage.

“Voltamos ao South Summit Brazil para realizar esse encontro tão importante para o Pacto Alegre. Este é um momento de análise e reflexão sobre o que estamos realizando, mas também para celebrar os cinco anos do nosso trabalho. A própria realização deste grande evento internacional também é um efeito colateral das mudanças que vemos na nossa cidade”, conta o coordenador Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.

Confira tudo o que você precisa saber sobre o South Summit Brazil 2024 para aproveitar as oportunidades geradas por esse grande evento para o ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo!

South Summit Brazil 2024: O que esperar de um dos maiores eventos de inovação do ano?

Na condução do encontro também estará Jorge Audy, atual Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc. O pesquisador é referência nacional na área de inovação tecnológica e representa a PUCRS na Aliança pela Inovação, coordenando as reuniões da Mesa junto de Luiz Carlos. Também estarão presentes os consultores Josep Piqué, engenheiro espanhol, e Santiago Uribe, antropólogo colombiano. “Encaramos esta mesa como uma oportunidade de reunir os principais atores do nosso ecossistema e estabelecer trocas ricas com quem tem nos ajudado a transformar Porto Alegre, como o Piqué e o Uribe. O convite se estende a todos os participantes do South Summit que queiram colaborar com a nossa missão”, afirma Audy.

A 10ª edição segue a metodologia da Mesa, fórum para acordar os principais desafios e ideias, e assim, garantir a tração dos projetos. Além de representantes do governo, universidade, iniciativa privada e sociedade, a reunião também conta o apoio sponsors do movimento Badesul, Banrisul, SebraeX e Sicredi, assim como Grupo RBS. 

Projetos em destaque na 10ª Mesa do Pacto Alegre

A 10ª edição da Mesa do Pacto terá em pauta pelo menos cinco projetos em andamento. São eles: Territórios Inovadores, Poa Sem Lixo, Cidade das Startups, Saúde Digital e Destino POA. Confira, abaixo, um breve resumo dos projetos:

Territórios Inovadores

Morro da Cruz, Vila Planetário, Restinga, Mario Quintana, Bom Jesus, Ilhas e Vila Cruzeiro. Estas são as comunidades de Porto Alegre mapeadas para receber o projeto que promove a inovação junto a populações da periferia. Com apoio da Procempa, do Poa Inquieta e de outras instituições, as ações vão desde a implantação de wi-fi gratuito no local a oficinas.

Poa Sem Lixo

Projeto aprovado por unanimidade na última edição da Mesa do Pacto, conta com articulação da Green Thinking e do Cluster Ecoar. Trata especificamente da circularidade e da gestão de resíduos da cidade.

Cidade das Startups

O projeto tem como objetivo tornar Porto Alegre líder nacional e referência internacional na geração de negócios inovadores (startups). Um dos principais resultados já alcançados foi o reconhecimento do ranking global Startup Blink, em que atingiu a 215ª posição geral, tendo subido 25 posições em relação ao último relatório.

Saúde Digital

Projeto recente do Pacto Alegre, visa modernizar e acelerar o atendimento de saúde pública municipal, em uma colaboração entre a Unimed e a Secretaria Municipal de Saúde. O piloto deve ser realizado no bairro Bom Jesus ainda neste ano.

Destino POA

Projeto maior liderado pelo Pacto Alegre para levar mais inovação ao turismo e à cidade. A Marca de POA e a Aliança pelo Turismo são algumas das ações já realizadas e planejadas. O objetivo é impactar, também, os moradores da cidade, como uma espécie de embaixadores do potencial turístico da capital.

Se você é apaixonado por inovação, não deixe de acompanhar o Pacto Alegre!

Nossos canais de comunicação são uma fonte de informações sobre projetos transformadores, iniciativas inovadoras e parcerias estratégicas que visam impulsionar o desenvolvimento da nossa amada cidade.

Fique conectado com a gente nas redes sociais do Pacto Alegre e acompanhe de perto as novidades, eventos e projetos que estão moldando o futuro desta cidade incrível.

Juntos, podemos fazer parte dessa jornada de transformação e crescimento, contribuindo para a construção de uma Porto Alegre cada vez mais inovadora, atrativa e próspera para todos.

Saiba mais sobre o Pacto Alegre

Movimento estabelecido há quatro anos na Capital gaúcha, o Pacto Alegre é formado por centenas de voluntários e dezenas de representantes institucionais da quádrupla hélice (universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada).

Tem como objetivo transformar Porto Alegre em um polo de inovação de classe mundial e com isso melhorar a qualidade de vida e tornar a cidade mais atrativa para empreendedores e talentos viverem e investirem.

Leia mais: veja como funciona o Pacto Alegre

Entre os projetos mais conhecidos apoiados ou induzidos pelo PACTO se encontram: o Instituto Caldeira; a renovação do Quarto Distrito; a criação da marca e símbolo oficial de POA; a reinclusão da Capital no programa global Cidades Educadoras; o projeto Cidade das Startups e o projeto Territórios Inovadores.

Compartilhe:

Veja também