Comunicação em Tecnologia e Inovação: conectando pessoas a ideias complexas

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Um dos maiores desafios que envolvem a inovação e a tecnologia é a comunicação.

Um dos maiores desafios que envolvem a inovação e a tecnologia é a comunicação. Geralmente, os donos de ideias complexas, de projetos disruptivos, de base tecnológica, encontram dificuldades na hora de comunicar para o mundo os diferenciais e os impactos dos seus negócios por serem focados no desenvolvimento das soluções e, muitas vezes, não abrirem mão dos detalhes técnicos tornando a conversa com os públicos de interesse quase inviável. 

Afinal, o setor de tecnologia e inovação já é frio e distante o suficiente das pessoas. São números, fórmulas, algoritmos e tudo que muita gente tem medo, mas que na verdade tem contato todos os dias, sem perceber. Por isso, é fundamental encontrar formas de comunicar essas novidades de um jeito mais atrativo e empático. 

Comunicar uma tendência ou novidade tecnológica complexa para um público não especializado requer estratégia, experiência e, também, interesse genuíno. 

É preciso ir além da entrega de uma informação técnica, mostrar por que aquela tecnologia pode fazer a diferença de forma positiva e trabalhar com narrativas que se conectem com a realidade das pessoas. Ao falar sobre tecnologia para o varejo, é possível utilizar exemplos que mostram como determinada solução pode auxiliar as empresas do setor, contando histórias práticas, explicando a utilidade da tecnologia, sem citar detalhes técnicos.  

Não tem fórmula mágica, mas a ideia é aproximar a tecnologia da realidade de cada público, tornando o tema acessível e tangível. Realmente, transportar a tecnologia e a inovação para o cotidiano das pessoas.  Apenas assim é possível atenuar o medo e a resistência do público. Se todos nós confiamos em um aplicativo para nos levar e buscar dos lugares, para nos ajudar a escolher o que comemos, o que assistimos na televisão, para onde viajar e onde nos hospedar, significa que já estamos bem próximos da TI, não é mesmo? 

E quem deseja comunicar sobre negócios de TI e inovação precisa estar antenado às evoluções do mercado. Despertar um olhar atento ao que está acontecendo no mundo, conhecer as práticas adotadas por empresas inovadoras e as novidades lançadas. É com esse domínio que se poderá comunicar com propriedade sobre esse universo e ainda reconhecer oportunidades de diferenciação através de ações em comunicação. 

Por exemplo, o potencial do Marketing de Influência ainda é pouco explorado nesse setor. Embora seja comum encontrar influenciadores em diversas áreas, há uma lacuna a ser preenchida quando se trata de influenciadores especializados em tecnologia e inovação. 

Como o marketing de influência pode ser aplicado nesse campo? Considerando quem serão as pessoas responsáveis por comunicar as novidades ao público de forma humanizada, esta é uma reflexão bastante pertinente. 

Embora a tecnologia possa ser percebida como algo frio, uma abordagem mais emocional por meio de storytelling pode estabelecer conexões profundas com o público-alvo. E os influenciadores são bons aliados nesse quesito, pois são líderes de comunidades engajadas. 

Ao criar uma narrativa envolvente, capaz de transmitir valores e princípios que ressoem emocionalmente com o público, se constrói uma percepção positiva da marca e se gera engajamento genuíno. 

Acreditar na comunicação com conexão emocional é fundamental para conectar pessoas a ideias complexas de forma eficaz. Pois, para fazer isso, é necessário compreender a realidade, o dia a dia do público, e utilizar esse conhecimento para criar conteúdos que ressoem com suas necessidades, seus desejos e suas aspirações.

Portanto, ao pensar em comunicação, as empresas e lideranças em inovação e tecnologia têm a oportunidade de humanizar suas mensagens, estabelecer laços emocionais com o público e destacar o valor (para além do desenvolvimento técnico) das suas soluções tecnológicas. 

Em um mercado que ainda carece dessas qualidades, essa abordagem permite que as empresas tenham vantagem competitiva gerando conexões duradouras e conquistando a fidelidade dos clientes, o que constrói bases sólidas para ampliar seu impacto e sucesso a longo prazo. Vamos juntos embarcar nessa jornada de transformação também na comunicação?

Artigo por Camila Dilélio

Camila Dilélio é jornalista, empreendedora, apaixonada por contar histórias e pelo universo da comunicação, do jornalismo e da assessoria de imprensa. Há mais de 10 anos trabalha com negócios de tecnologia, fomentando o ecossistema de inovação e empreendedorismo do Brasil a partir de ações de comunicação personalizadas. Antes de fundar a Comunica Mais, atuou como Coordenadora de Comunicação na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, foi assessora de imprensa do Tecnopuc (um dos maiores parques científicos e tecnológicos da América Latina) e do Shopping Iguatemi Porto Alegre. Como repórter, trabalhou em veículos como Zero Hora e O Sul.

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