Egressos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul criaram o Fundo Amanhã para impactar a comunidade acadêmica

Compartilhe:

Com o objetivo de impactar a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para um futuro melhor, foi lançado, em meados de 2022, o Fundo Amanhã (FA). Sendo caracterizado como um fundo patrimonial perpétuo, o FA vem a público após mais de 10 anos de trabalho da Associação EA Alumni (rede de egressos da Escola de Administração da UFRGS), que uniram-se para colocar em prática um objetivo comum: retribuir à Universidade tudo aquilo que receberam, apoiando a comunidade acadêmica através de programas e projetos de impacto voltados ao ensino, pesquisa, extensão e conexão entre alunos, ex-alunos e empresas.

 

“Nós ajudamos a alavancar outros projetos que impactam toda a comunidade da UFRGS. Conseguimos ver o potencial que os alunos da Universidade têm e acreditamos que nossa iniciativa ajuda na formação deles e, consequentemente, na construção de um futuro melhor” – Luan Spencer, Diretor de Captação do Fundo Amanhã.

Já o Diretor Presidente, Pedro Mallmann, destaca o sentimento de retribuição que o Fundo Amanhã fomenta:

“A base do nosso trabalho é a retribuição à educação de qualidade que recebemos como alunos da Universidade. Acreditamos que é papel de todos contribuir para a melhora do ambiente de ensino e desenvolvimento econômico, nos somando a iniciativas como o Pacto Alegre e o Instituto Caldeira” – Pedro Mallmann, Diretor Presidente do Fundo Amanhã.

 

Com o apoio da MBZ Advogados (jurídico), ChromoInvest (gestão de investimentos) e Gestão Completa (contabilidade), o Fundo Amanhã funciona com estrutura de endowment, ou seja, gerindo um patrimônio de duração perpétua – como é o caso de uma instituição educacional – com rendimentos voltados para a manutenção e expansão de suas atividades. O modelo ainda não possui tanta representatividade no Brasil, mas tem ganhado tração nos últimos anos em função de uma mudança cultural que está acontecendo na sociedade brasileira.

 

“Os endowments têm crescido, principalmente nos últimos dois anos, impulsionados principalmente por uma mudança de paradigmas. As pessoas estão entendendo a importância e valorizando a pesquisa e a educação, e esta acaba sendo uma forma direta de entender o impacto de sua contribuição financeira, sendo revertida em projetos para toda a comunidade”, Guilherme Camboim, Diretor de Operações do Fundo Amanhã.

 

O time de doadores fundadores do Fundo Amanhã conta com a presença de William Ling, Frederico Gerdau Johannpeter, Mathias Renner, Otelmo Drebes, Débora Morsch, Luis Fernando Staub, Norton Lara, Maurício Barbosa, João Tavares, Camile Bertolini di Giglio, Pedro Englert, Rafael Indicatti e Eduardo Schultz. Já a Diretoria Executiva é composta por Pedro Mallmann, Guilherme Camboim, Luan Spencer, Thomaz Borela, Juliana Rocha, Luiza Brasil, Michelle Bondan, Ariel Araújo, Vitória Santos, João Ghidini, Fabrício Leal, Ricardo Lautert, Giovanni Mendes, Isaac Cabral e Yasmim Bazzan.

 

O grupo tem a pretensão de ampliar o volume captado através de doações de seus fundadores, ex-alunos e empresas para um montante superior a R$ 10 milhões até o final de 2023. Para isso, o Fundo Amanhã já desenhou uma extensa agenda de ações programadas ao longo do ano, visando ampliar sua atuação e atingir seus objetivos. São esses projetos específicos que garantem o funcionamento e crescimento do fundo, bem como o investimento em ideias inovadoras a serem desenvolvidas pela comunidade, as quais serão apoiadas por meio de editais.

 

Os projetos do Fundo Amanhã se baseiam nos pilares de extensão, pesquisa e ensino para a realização de cada programa, atuando nas áreas de Desenvolvimento e Capacitação, Infraestrutura, Reconhecimento e Interação com o Mercado. A execução dos projetos já foi iniciada em maio de 2022, são eles:

 

Centro de Dados e Analytics: através do Business Analytics Hub, o Fundo Amanhã auxilia no desenvolvimento de pesquisas de ponta, na conexão da Universidade com empresas e na formação e capacitação de profissionais qualificados na área.

 

Centro de Carreiras: a plataforma busca facilitar a inserção e/ou recolocação no mercado de trabalho, capacitando a comunidade da UFRGS no atendimento às principais demandas atuais de empresas e da sociedade. Entre as atividades previstas estão os programas de mentorias entre alunos e ex-alunos, oferta de vagas e programas de estágio exclusivos com empresas, disponibilização de cursos complementares e a realização de eventos para aproximar todas as pontas do mercado.

 

Bolsa de Empreendedorismo e Inovação: As bolsas surgiram a partir da necessidade de ampliar o acesso de alunos, que possuem renda familiar inferior a 1.5 salários mínimos e/ou ingressaram dentro das modalidades de cotas, a atividades extracurriculares de alto impacto, como Empresas Júnior, Ligas, Clubes, Incubadoras e Aceleradoras da Universidade.

 

Prêmio Destaque Aluno: como forma de engajar e recompensar alunos da Escola de Administração da UFRGS, o Fundo prepara para 2023 mais uma edição das premiações de Melhor TCC incentivando a excelência e a valorização da pesquisa.

Compartilhe:

Veja também